Educação

São Judas é a primeira escola a utilizar o Portal da Gurizada

Atividade reuniu 40 crianças Foto: Divulgação
Atividade reuniu 40 crianças Foto: Divulgação

Horas depois do lançamento do Portal da Gurizada, ocorrido na manhã de terça-feira (23/10), o serviço oferecido na Internet pela Câmara Municipal de Porto Alegre começou a ser utilizado como ferramenta de ensino em sala de aula. Na tarde do mesmo dia, a Escola de Ensino Fundamental São Judas Tadeu promoveu uma atividade com o Portal da Gurizada, da qual participaram 40 alunos da 2ª série.

“A primeira coisa que chamou a atenção das crianças foram os desenhos dos personagens exibidos no Portal”, conta o coordenador do Memorial da Câmara, Jorge Barcellos, que acompanhou a atividade. “Os professores elogiaram também a clareza dos conteúdos apresentados.”

A idéia de explorar o Portal em sala de aula foi da coordenadora de Eventos da São Judas, Nara Teixeira, para encerrar o Projeto Cidadania, desenvolvido pela escola desde o início do ano letivo. Segundo Nara, o Portal da Gurizada atende a uma antiga aspiração dos professores. "Sentíamos falta de um instrumento tão claro e bonito sobre cidadania", afirmou.

O Portal da Gurizada oferece nove links de navegação para crianças e adolescentes: Vereadores, Câmara, Comissões, Legislando, Exposições, Cidadania, Escolas, Saúde e Curiosidades. Informa, por exemplo, o que fazem os vereadores, como se cria uma lei, o papel e a história da Câmara, como se organiza um grêmio estudantil e dicas de saúde. Futuramente haverá jogos e brincadeiras. No link Escolas, os professores dispõem de material de apoio para sala de aula.

Para acessar o Portal, basta clicar na página inicial da Câmara na Internet: www.camarapoa.rs.gov.br.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)