Comissões

Secretaria da Saúde apresenta relatório de gestão do 2º quadrimestre

Audiência Pública para apresentação do Relatório de Gestão de Saúde do 2º quadrimestre de 2017. Na foto, secretário da Saúde Erno Harzheim ao microfone
Harzheim fez relato sobre ações da Prefeitura em oito meses de 2017 (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Uma Audiência Pública para a apresentação do Relatório de Gestão de Saúde do 2º quadrimestre de 2017 foi realizada na tarde desta terça-feira (26/9) pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre. O secretário Municipal de Saúde, Erno Harzheim, fez a apresentação destacando que o material representa o diagnóstico, planejamento e organização de sua pasta, desenvolvidos de maio a agosto deste ano. 

Harzheim ressaltou que no quadrimestre foram economizados R$ 1, 16 milhão em contratos terceirizados, locação de veículos, luz, telefonia e cargos em comissão. "Também foram desonerados R$ 8, 24 milhões do Tesouro Municipal em despesas com a Procempa, material de consumo, convênios e custeio de agentes de combate a endemias", disse.

Doenças 

O relatório aponta a sífilis congênita (passada da mãe para o bebê) com alta impactante desde 2009, atingindo o pico em 2015, com leve queda em 2016. Nos meses de maio a agosto, foram 119 casos na Capital. De acordo com o secretário, uma grande compra de penicilina foi feita para tentar incidir no tratamento e na redução da transmissão. Com relação à tuberculose, foram 393 novos casos, 60 referentes à população privada de liberdade e 21 casos da população em situação de rua. 

Neste período foram notificados 675 casos de Influenza, sendo confirmados 120 casos. Já a leishmaniose teve 20 notificações, com a confirmação de dois casos no segundo quadrimestre. "Doenças cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias crônicas e câncer permanecem como principais causas de óbito", salientou. 

Ações 

O secretário destacou os bons resultados do projeto Saúde Noite e Dia, com o atendimento estendido das unidades de saúde Modelo e São Carlos até as 22 horas, e informou que de maio a agosto a média mensal de consultas médicas ficou em 2,3 mil e de consultas odontológicas em 420. Foram destacadas ações nas áreas de saúde mental, atenção domiciliar, assistência farmacêutica, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hospital Materno Infantil Presidente Vargas e Hospital de Pronto Socorro (HPS). 

A informatização prossegue com a implantação do Sistema de Informação Hospitalar (Siho), que estabelece o prontuário e a chamada eletrônica nos pronto-atendimentos da cidade. Outra plataforma em fase de implantação é o Sistema de Informações do Complexo Regulador, incluindo o mapeamento e acompanhamento das internações hospitalares em tempo real, previsto para o início de 2018. 

As ações do período contemplaram a ampliação do acesso à população em situação de rua, com serviços levados a praças e locais de convivência de cinco gerências distritais da cidade: Glória-Cruzeiro-Cristal, Sul-Centro Sul, Noroeste-Humaitá/Navegantes-Ilhas, Centro e Leste-Nordeste.

Também foi ampliada a testagem rápida e diagnóstico de HIV com a unidade móvel do projeto Fique Sabendo Jovem, chegando a 712 pessoas. O Galera Curtição, projeto de saúde junto a estudantes, reúne alunos de 40 escolas de ensino fundamental, 22 municipais e 18 estaduais. São 3.525 estudantes e 176 professores. "A unidade móvel com consultas odontológicas na Restinga, em parceria com o Sistema Fecomércio, também é um trabalho do qual nos orgulhamos", finalizou. 

Convidados 

Marcia Bento, promotora do Ministério Público Estadual, se disse satisfeita com a apresentação. “Trata-se de um relatório autoexplicativo”, disse. Estevão Finger, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do RS, afirmou que a apresentação destaca o aumento do número de consultas, mas não aponta dados dos trabalhadores de enfermagem. “Onde esta a produção dos outros profissionais”, perguntou, reivindicando o pagamento de horas extras e melhores estruturas nos postos de saúde municipais.

Terezinha  Borges, presidente da Abrasus, enfatizou que toda população tem direto à saúde. “Nossa entidade conversa muito tanto com usuários quanto com trabalhadores da saúde, saio daqui bastante confiante que o serviço melhore, especialmente com a previsão de retorno de uma unidade de atendimento na Vila dos Sargentos”, comentou. João de Souza, representante do Conselho Regional de Odontologia, afirmou que o órgão está aguardando audiência com o secretário para levar as questões correspondentes do setor.

Presidente da comissão, o vereador André Carús (PMDB) ressaltou a importância e necessidade da comissão saber dos encaminhamentos dados pela secretaria a demandas enviadas pela Cosmam. Os vereadores Valter Nagelstein (PMDB) e José Freitas (PRB) também participaram da reunião

Texto: Lisie Venegas (reg. prof.13.688)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)