Comissões

Secretaria de Saúde apresenta relatório de gestão à Cosmam

Economias realizadas foram destacadas durante a reunião da comissão

Audiência Pública da SMS para apresentação do Relatório de Gestão da Saúde do 3º Quadrimestre de 2018. Na foto, o secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer.
Secretário Stürmer citou avanços conquistados pela pasta no trimestre (Foto: Leonardo Cardoso/CMPA)

A apresentação do Relatório de Gestão de Saúde do 3º quadrimestre de 2018, pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi realizada na manhã desta terça-feira (19/3), no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre. O secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, foi o responsável pela condução dos trabalhos por parte da SMS, que ocorreu durante a reunião ordinária da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) do Legislativo da Capital.

Em sua primeira apresentação do relatório, como secretário da pasta, Stürmer ressaltou que no último quadrimestre de 2018, destacam-se ações importantes. “Realizamos a entrega de nova Unidade Móvel de Saúde para a população; o Hospital Restinga Extremo-Sul passou a operar com capacidade total; foram nomeados mais de 40 novos profissionais para o HPS; e houve o aumento dos atendimentos de ortopedia com a redução de 50% da lista de espera".

Stürmer igualmente lembrou que no período também foi inaugurado o Hospital Santa Ana com 205 novos leitos; ampliou-se o número de partos no HMIPV; foi controlado o surto de sarampo e foi feita inauguração do CAPs IVCentro de Atenção Psicossocial (24h). Ele informou ainda que a fila para a realização de mamografia esta zerada em Porto Alegre.

Algumas economias realizadas pela secretaria foram também citadas, como a implantação do sistema DIS/Procempa nas Unidades de Saúde, que colaborou para a diminuição das perdas de medicamentos gerando uma economia de R$ 457.782,66 à SMS com a realocação dos medicamentos em locais de maior fluxo de atendimento. “O Sistema de Dispensação de Medicamentos nas Unidades de Saúde teve o objetivo de monitorar e rastrear a entrega de medicamentos. Hoje, os estoques são acompanhados em tempo real, com pedidos padronizados por critérios populacionais e média de consumo”, explicou o secretário.

Acesse o relatório na integra clicando  aqui

Defensoria

Os resultados práticos da apresentação feita pelo secretário municipal de saúde, foram destacadas pela defensora pública, Regina Borges de Medeiros. “Tudo que foi relatado, nós constatamos na prática. Acredito que o ponto alto da atual gestão é a facilidade de diálogo como a questão da saúde mental por exemplo, em que atingimos a redução da ordem de 70% na internação compulsória”, disse.  Regina também elogiou a o gerenciamento dos medicamentos, com a economia de quase meio milhão de reais e que possibilitou a inclusão de 29 novos remédios na lista oferecida, bem como a inexistência de fila para o exame de mamografia.

Cosmam

O presidente da Comissão, vereador André Carus (MDB) afirmou que a Cosmam tem conseguido manter com a secretaria um diálogo muito importante. “Nas ações de fiscalização, que temos como prerrogativas na condição de vereadores, estamos alcançando resultados positivos”, agradeceu. Também participaram da reunião os vereadores José Freitas (PRB), Nelcir Tessaro (DEM) e Hamilton Sossmeir (PSC), Mauro Pinheiro (REDE) e Valter Nagelstein (MDB).

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13688)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos:MedicamentosDIS/ProcempaSecretaria Municipal de SaúdeRelatório da Saúde