Cosmam

Secretário da Saúde apresenta desempenho do primeiro quadrimestre

  • Realização de Audiência Pública para apresentação, pelo Poder Executivo Municipal, do Relatório de Gestão da Saúde do 1º quadrimestre de 2017. Na foto, ao microfone, o Secretário Municipal da Saúde, Erno Harzheim.
    Secretário apresentou balanço da saúde na Capital (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Realização de Audiência Pública para apresentação, pelo Poder Executivo Municipal, do Relatório de Gestão da Saúde do 1º quadrimestre de 2017.
    Números foram apresentados em audiência pública nesta manhã (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Em audiência pública da Comissão de Saúde e do Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta terça-feira (30/05) o secretário Municipal da Saúde, Erno Harzheim , prestou contas da gestão no primeiro quadrimestre de 2017. Segundo ele, a gestão se expressa por meio do programa de metas da Pasta, o Prometa que começou em 2017 e vai até 2020, e por meio do 9º Plano Municipal de Saúde, a ser revisado para o quadriênio 2018/ 2021. 

De acordo com o secretário, os primeiros números do ano têm como principal indicativo o aumento substancial de atendimentos nas duas unidades de horário estendido até 22h, com consultas médicas, exames laboratoriais, aplicação de vacinas, farmácias e encaminhamento ágil para as unidades de maior complexidade. Ele adiantou que até o final do ano mais uma unidade estará em funcionamento, eventualmente duas. Ainda assim, é prioridade abrir uma unidade psiquiátrica para crianças com transtornos graves.

Harzheim  disse que nesses quatro primeiros meses cada uma das duas unidades estendidas apresentou potencial para atender mil pessoas por mês e que, no momento em que as oito unidades projetadas entrarem em operação, serão oito mil atendimentos por mês, somente no período ampliado. O secretário adiantou que 52 novos profissionais de saúde foram incorporados ao quadro, mais 100 deverão ser nomeados pelo concurso 565 e outros 37 por contratos emergenciais.

No próximo período, ele prevê o fim do problema da falta de técnicos de enfermagem. Ainda assim, lamentou o secretário, a epidemia de sífilis ainda apresenta dados importantes e 52% dos tuberculosos abandonam o tratamento, tornando a doença resistente e aumentando a chance de contaminação da população saudável.

Vereadores

O vereador Aldacir Oliboni (PT) se colocou como oposição responsável ao secretário e questionou se suas propostas estão respaldadas pelo prefeito. Dr. Thiago (DEM) disse que o fundamental em Porto Alegre é a vida das pessoas e avisou que o prefeito e o secretário têm o seu apoio para realizar as medidas sanitárias necessárias ao combate da leishmaniose. Ao mesmo tempo, afirmou que o Instituto de Cardiologia não está atendendo pelo SUS. “Tenho notícias de que pessoas entram pelo particular e passam para o SUS dentro do Cardiologia”, alertou Thiago. 

Valter Nagelstein (PMDB) se disse confortável a com apresentação do secretário. Segundo ele, a saúde “tem muito dinheiro”, mas precisa melhorar as ferramentas de gestão. Também na questão da leishmaniose, Nagelstein garantiu apoiar a eutanásia de animais como última medida necessária, “pois em primeiro lugar está a saúde das pessoas”.  

Moisés Maluco do Bem (PSDB) elogiou a presença do secretário. O vereador, como vice-líder do governo da Casa, garantiu que o secretário e o prefeito estão conectados. Para o vereador do PSDB, Harzheim cumpre, na sua gestão, exatamente o programa de governo do prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Também participaram da audiência, José Freitas (PRB), Mauro Pinheiro (REDE) e André Carús (PMDB), que presidiu o evento. Representantes do TCE, da OAB, do Conselho Municipal da Saúde, do Sindicato Médico, de associações de moradores e de sindicatos das categorias de funcionários municipais também participaram da audiência pública.

Texto: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)