Plenário

Secretário da Saúde explica contratações para a Operação Inverno

Erno Harzheim defendeu projeto que prevê contratação temporária de 70 novos profissionais da saúde.

Período de Comparecimento. Na foto, o secretário municipal da saúde Erno Harzheim (esq.) e o presidente da Câmara Cassio Trogildo (dir.).
Erno Harzheim explicou aos vereadores importância das contratações para a Operação Inverno (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Em seu comparecimento à sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta segunda-feira (12/6), o secretário municipal da Saúde, Erno Harzheim, defendeu a aprovação do projeto de lei nº 008/17, de autoria do Executivo, que prevê a contratação temporária de 70 profissionais de saúde para atuarem durante a Operação Inverno. Neste total estão incluídos 15 enfermeiros, 40 técnicos de enfermagem e 15 auxiliares de farmácia. De acordo com Harzheim, os profissionais temporários serão contratados pelo período de quatro meses, a contar do mês de junho, e serão chamados, primeiramente, os candidatos aprovados nos concursos públicos recentes realizados pelo Município para a área da Saúde. Ele esclarece, no entanto, que a eventual recusa ou desistência do concursado quanto à contratação por prazo determinado não acarretará nenhum prejuízo a ele em relação ao concurso público no qual o profissional foi aprovado. Os profissionais convocados atuarão no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), em Unidades de Pronto Atendimento e em farmácias distritais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

O secretário observou que, neste período que precede a chegada do inverno, há um grande aumento do número de casos de doenças respiratórias, sobrecarregando o atendimento nos hospitais e nas unidades de saúde. "É preciso conseguir lidar melhor com esta demanda. Durante os quatro meses de contratações temporárias, teremos 244 profissionais a mais na rede de saúde municipal. Após este período de convocações para a Operação Inverno, ainda permaneceremos com o acréscimo de 224 profissionais, e teremos completado nossas equipes de atendimento em saúde da família."

Em seus pronunciamentos na tribuna, os vereadores Aldacir Oliboni (PT), André Carús (PMDB), Dr. Thiago Duarte (DEM), Valter Nagelstein (PMDB), Cassiá Carpes (PP), Mauro Zacher (PDT), Dr. Goulart (PTB) e Professor Wambert (PROS) e as vereadoras Fernanda Melchionna (PSOL) e Mônica Leal (PP) elogiaram a iniciativa de incremento no número de profissionais para atendimento na área da saúde e manifestaram apoio à aprovação da proposta.

Ao finalizar, o secretário Erno Harzheim agradeceu o apoio de todos os vereadores ao projeto, "que beneficia toda a cidade de Porto Alegre" e garantiu que as contratações só serão possíveis porque mais de 70% dos recursos advirão do Fundo Nacional de Saúde e do Fundo Estadual de Saúde. "Os recursos não sairão do Tesouro municipal. Foram feitos cortes de recursos em setores que não são atividades-fim da Secretaria. As contratações (para a Operação Inverno) não gerarão mais gastos ao governo, pois esta ação será implementada com recursos novos."

Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)