Plenário

Secretário da Saúde explica projeto da Operação Inverno

Erno Harzheim pediu apoio para a contratação temporária de mais profissionais de saúde.

  • Comparecimento do secretário municipal da saúde, Erno Harzheim. Na foto, o secretário.
    Erno Harzheim disse que a Operação Inverno deste ano teve planejamento mais adequado (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Comparecimento do secretário municipal da saúde, Erno Harzheim. Na foto, o vereador Paulo Brum.
    Vereadores reconheceram bom trabalho desenvolvido pelo secretário da Saúde (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Nesta quinta-feira (5/4), a Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu, no Plenário Otávio Rocha, o secretário municipal da Saúde, Erno Harzheim. O secretário explicou o projeto do Executivo para a Operação Inverno, tradicionalmente realizada nesta época do ano devido aos agravamentos de problemas respiratórios que acometem principalmente crianças e idosos.

De acordo com Harzheim, comparando com a Operação Inverno do ano anterior, a gestão municipal está com planejamento muito mais adequado. Com estimativa para início em 1º de junho, pediu apoio aos vereadores para que se realize a contratação temporária de até 120 técnicos e auxiliares para atendimento médico em unidades de saúde e atendimentos em farmácias. Aproveitando o detalhamento sobre efetivo e contratações, o secretário esclareceu que no ano passado foram efetivados 98 dos 113 aprovados em concurso, sendo que os outros 15 não foram chamados por conta das dificuldades financeiras e orçamentárias da prefeitura. Ao todo, a Secretaria Municipal da Saúde aguarda a aprovação de 105 contratações, incluindo médicos, psicólogos, odontologistas, engenheiros, arquitetos, técnicos administrativos e outros cargos.

Harzheim destacou ainda que a gestão propiciou avanços na área de medicina familiar e comunitária. De acordo com ele, “este modelo de residência médica é benéfico para que os jovens médicos e enfermeiros conheçam nossa rede de saúde e qualifiquem esta prestação de serviço.” Outro ponto comunicado por Harzheim foi a campanha de vacinação contra o vírus influenza, que começa no dia 23 de abril. O secretário pediu o auxílio dos parlamentares para que se possa ampliar a divulgação, consequentemente aumentando o número de cidadãos vacinados.

Vereadores

Diversos vereadores comentaram o tema tratado pelo secretário municipal da saúde:

RECONHECIMENTO - André Carús (PMDB) lembrou que a importância do atendimento à população proporcionado pela Operação Inverno demanda a união dos esforços do poder público. “Esforço que faremos, a exemplo do ano passado”, disse Carús. O vereador destacou a iniciativa da Secretaria de Saúde, influenciada pelas visitas dos vereadores às unidades de saúde da cidade, de nomear 39 técnicos de enfermagem em caráter efetivo, convertendo postos de trabalho que até então eram ocupados por auxiliares. “Este trabalho realizado pelo secretário é importantíssimo, é preciso reconhecer. Tenho uma posição muito crítica ao governo Marchezan Júnior, mas o fim maior da política é reconhecer, mesmo se tendo divergências, aquilo que de bom é feito pela cidade”, concluiu Carús. (AM)

CONCURSOS - Dr. Thiago Duarte (DEM) considera fundamental que se realize o chamamento de concursados aprovados, principalmente técnicos de enfermagem. Também considera importante que a prefeitura tranquilize os cidadãos envolvidos no último concurso da área da saúde, prorrogando-o. Ainda sobre os concursos, o vereador recomendou que a prefeitura chame logo os aprovados que declarem interesse em participar da Operação Inverno, para que não haja comprometimento à montagem e ao planejamento das equipes. Dr. Thiago solicitou ao secretário que explique a situação do segundo andar do HPS, que se encontra comprometido com a traumato-ortopedia fechada. O parlamentar concluiu pedindo esclarecimentos sobre as expectativas para a ampliação do atendimento de saúde no terceiro turno, além de pedir que se atente às necessidades de insumos básicos para o adequado atendimento da população. (AM)

INVERNO - Aldacir Oliboni (PT) falou da importância da Operação Inverno, ressaltando que o número de cidadãos que procura atendimento médico nesta época do ano é maior do que o habitual. Junto a isso, ressaltou a necessidade do aumento da parceria com os prestadores de serviço de saúde, visto que podem oferecer mais do que o poder público compra. “Nenhum governo conseguiu assumir sozinho o atendimento médico na cidade ou estado em questão”, lembrou. Por fim, destacou a situação da Vila Dique, onde falta atendimento médico, sugerindo que fosse criada uma equipe volante para suprir essa demanda. (AF)

HPS - Paulo Brum (PTB), ao parabenizar o secretário Erno Hazheim pela gestão, falou sobre uma reivindicação feita ano passado, advinda da Susepe e do grupo de segurança do Hospital de Pronto Socorro. O pedido feito à Secretaria era relativo ao atendimento de reclusos de alta periculosidade, que, segundo o vereador, era feito na ala geral, junto aos demais cidadãos. Segundo Paulo Brum, a questão foi resolvido com excelência. (AF)

RUA - Moisés Barboza (PSDB) parabenizou o trabalho da equipe da Secretaria de Saúde, ressaltando que tanto a saúde quanto a educação têm tido a proteção da gestão atual em termos financeiros, apesar de todos os problemas. Solicitou que o secretário Erno Harzheim venha mais vezes à Câmara Municipal, a fim de mantê-la atualizada sobre suas ações, e citou como exemplo a questão da saúde dos moradores de rua. Sugeriu, por fim, a organização de um seminário sobre o assunto, para que seja dada a devida atenção à situação. (AF)

VIOLÊNCIA - Felipe Camozzato (Novo) também parabenizou o secretário Erno Harzheim pelo seu trabalho, destacando que só escuta elogios sobre sua gestão. Contou que fez a leitura de uma obra que trata sobre cidades exemplo que reduziram a sua violência. Segundo o vereador, o livro realça três questões importantes para essa realização, que são a construção de calçadas acessíveis, a organização do mobiliário urbano focado na ocupação da cidade pelas pessoas e a concentração de obras públicas nas regiões pobres das cidades. Camozzato mostrou-se preocupado com os postos de saúdes, salientando a incapacidade atual de se medir a produtividade de cada médico, impedindo que o poder público otimize o serviço. (AF)

INFARTO - Mônica Leal (PP) disse que acompanha de perto os problemas de saúde que têm maior incidência no inverno, como rinite, resfriados, gripes, meningite e otite. Destacou, porém, que “não tinha a menor ideia de que casos de infarto e AVC também aumentam nesta época”, em 30% e 20%, respectivamente. "Está mais do que claro que a prevenção e o começar cedo da Operação Inverno pela Secretaria Municipal da Saúde é algo que deixa nós, porto-alegrenses, satisfeitos e mais tranquilos." Conforme Mônica, o secretário não citou outras conquistas importantes da SMS, como a redução das filas de atendimento de oftalmologia. “Só temos a agradecer tamanho empenho. Quando um secretário planeja desta forma as ações, o povo reconhece sua competência.” (CC)

RESPEITO - Idenir Cecchim (PMDB) destacou que o melhor contato das secretarias municipais com a Câmara Municipal significa melhor contato com a cidade e a população. “Temos nesta Casa um respeito muito grande por secretários que estão presentes ou que têm assessorias atuantes, como a SMS.” Ao informar que se licenciará da Câmara na próxima semana, disse que fazia questão de reconhecer publicamente a atuação de Harzheim. "Parabéns, continue assim, com competência e boa vontade." (CC)

EXEMPLAR - Adeli Sell (PT) classificou de exemplar o atendimento dado pela SMS às demandas da Câmara. Afirmou que o secretário não escolhe a quem responde e atende a todos, independentemente de questões ideológicas. “Cada demanda trazida é a demanda de uma pessoa, que está sofrida. Nós trazemos esta carga e estas angústias.” Manifestou ainda que está à disposição de Harzheim para colaborar com os trabalhos da SMS com relação aos moradores de rua.

Respostas

Ao responder questões pontuadas pelos vereadores, Harzheim disse que não seria possível realizar um trabalho da magnitude da SMS, que atende não apenas a população de Porto Alegre, mas demanda de todo o Estado, sem o apoio da equipe, do prefeito Nelson Marchezan Junior, do vice-prefeito Gustavo Paim e de outros secretários municipais, como o da Fazenda, Leonardo Busatto, e o do Planejamento, José Parode, além dos vereadores.

Classificou como fenomenal a atuação da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara, em 2017, na identificação e comunicação de problemas em equipamentos de saúde. Disse ainda que, em 26 de março, foi publicado no Diário Oficial o chamamento público para a busca de gestor para o Hospital da Restinga. “Vamos dobrar a produção do Hospital da Restinga e, como é um chamamento público, pode ser um novo ou o mesmo gestor atual.”

Garantiu ainda que a reforma do 2º andar do Hospital de Pronto Socorro ocorrerá ao informar que há dinheiro disponível e que o projeto está sendo elaborado. Sem mencionar data ou local, afirmou que a região Sul será contemplada com uma Unidade de Saúde 24 horas. Disse ainda que esta gestão não conseguirá resolver todos os problemas da área da saúde em quatro anos, “mas o caminho está sendo dado”.

Texto: Alex Marchand (estagiário de jornalismo)
          Adriana Figueiredo (estagiária de Jornalismo)
         Cibele Carneiro (reg. prof. 11.977)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)