Plenário

Secretário de Saúde é indicado a receber título de Cidadão

  • Secretário municipal da Saúde, Erno Harzheim, apresenta dados aos vereadores. Na foto, o secretário.
    Erno Harzheim, secretário de Saúde de Porto Alegre (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereador Paulo Brum na tribuna.
    Vereador Paulo Brum (PTB), autor do projeto (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de autoria do vereador Paulo Brum (PTB) que concede o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Erno Harzheim, atual secretário municipal de Saúde da Capital.

O homenageado é formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e possui doutorado em Medicina Preventiva e Saúde Pública pela Universidade de Alicante, Espanha, e pós-doutorado em Epidemiologia também pela UFRGS. 

Atualmente é professor associado do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da UFRGS e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da mesma instituição. Além disso, coordenou por dez anos o TelessaúdeRS-UFRGS.

Os principais temas de estudo de Erno são Medicina de Família e Comunidade, Epidemiologia, Atenção Primária, Avaliação de Serviços de Saúde, Telemedicina e Telessaúde, Doenças Cardiovasculares e HIV/AIDS. Sobre essas temáticas, tem mais de cem trabalhos científicos apresentados e aproximadamente 50 artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais.

Texto: Adriana Figueiredo (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)