Comparecimento

Secretário de Serviços Urbanos fala ao plenário sobre atividades do setor

Ramiro Rosário esteve nesta segunda-feira na Câmara Municipal

  • Comparecimento com o Secretário Ramiro Rosario. Na foto, o vereador Cassio Trogildo (e) e o secretário Ramiro Rosario.
    Vereador Cássio Trogildo (e) com o secretário Ramiro Rosário (d) (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)
  • Comparecimento com o Secretário Ramiro Rosario.
    Ramiro explicou aos vereadores como SMUrb está funcionando (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

Em seu primeiro comparecimento a Câmara Municipal de Porto Alegre, Ramiro Rosário, titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), participou da sessão ordinária desta segunda-feira (14/8). Na oportunidade, falou aos vereadores e vereadoras sobre os serviços que vêm sendo prestados pela secretaria além de debater ideias que possam contribuir para melhorias no Município.  

Ao explicar algumas das medidas adotadas para uma integração maior dos serviços urbanos prestados à população, Ramiro destacou responsabilidades da secretaria, onde se inclui a unificação de políticas de serviços e planejamento da cidade com vistas a uma melhor articulação de iniciativas. O secretário disse acreditar que os serviços prestados pelo município estejam interligados e exemplificou com o funcionamento e cuidados necessários à conservação e uso de praças da cidade, que vão desde a iluminação adequada até o corte de grama e poda das árvores.

As áreas do Departamento Esgotos Pluviais (DEP) e Departamento de Águas e Esgotos (Dmae) e tudo que precisa de manutenção e conservação estão sob a responsabilidade da SMSUrb, segundo Ramiro. Ele lembrou ainda que uma série de ações vem sendo realizadas desde janeiro até julho deste ano. Mesmo com dificuldades, o secretário disse ser possível fazer mais com menos, sem prejudicar a população "Estamos muito longe de ter um serviço 100% que a cidade precisa, devido a situação financeira”, lamentou.


Sobre contratos de empresas que executam serviços de limpeza, ele afirmou que tem buscado dar transparência e inovar em modelos de contratação para maior controle e fiscalização dos serviços do DEP. Conforme Ramiro, o GPS nos líderes de equipe é uma ferramenta para esta fiscalização. “O contrato prevê que cada líder tenha um aparelho para saber quais ruas percorrem e quanto tempo cada serviço levou para ser feito”, explicou. O ponto eletrônico é outro fator que ajuda no registro do trabalho para que facilite a vida de técnicos e fiscais.  

De acordo com o secretário, a programação de serviços de limpeza em praças completou um mês e já mostra uma programação eficiente. Das 233 praças programadas, todas foram cumpridas, mas há necessidade de conscientização ambiental dos cidadãos para auxílio na fiscalização dos serviços e evitar o descarte de lixo irregular. O secretário sugeriu para que seja formada uma comissão na Câmara para acompanhar o trabalho da SMSUrb e incentivar a trocar a de ideias.

Texto de: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)