Institucional

Semana de Mobilização Nacional para a doação de Medula Óssea inicia dia 15

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizará na próxima segunda-feira (15/12), às 10h, no andar térreo do Palácio Aloísio Filho (Av. Loureiro da Silva, 255), a cerimônia simbólica de Abertura da Semana de Mobilização Nacional para a Doação de Medula Óssea. Na ocasião haverá uma Unidade Móvel do Hemocentro, entre às 9h e 13h, no estacionamento do prédio, que fará a coleta dos 5ml de sangue necessários para o cadastramento de novos doadores de medula óssea.

O presidente do Legislativo Municipal, vereador Professor Garcia (PMDB), recebeu o convite para integrar esta importante campanha de conscientização em favor da doação de medula óssea, por intermédio do Deputado Federal Beto Albuquerque, autor da Lei 11930/2009 que institui a referida Semana de Mobilização, batizada de Lei Pietro. A Lei é uma homenagem ao filho de Beto, falecido em 3 de fevereiro de 2009, vítima de leucemia mielóide aguda.

Programação

A Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea prevê que anualmente, de 14 a 21 de dezembro, sejam desenvolvidas atividades de esclarecimento e incentivo à doação de medula óssea, visando o aumento no Brasil do número de pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Atualmente, o Brasil registra cerca de 10 mil novos casos de leucemia, doença que na maioria das vezes somente pode ser enfrentada por meio de transplante.

De acordo com o Deputado, desde a sanção da Lei em 2009, inúmeras atividades têm sido realizadas, anualmente, visando promover novos cadastros de doadores.

Texto: Mariana Kruse (reg. prof. 12088)