Plenário

Semana do Corretor de Imóveis é tema do Período de Comunicações

Período de Comunicações em homenagem a semana municipal do corretor de imoveis e aos 40 anos da lei n° 6530, de 12 de maio de 1978, que regulamenta a profissão do corretor de imoveis.
Parlamentares homenagearam os corretores de imóveis da Capital (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Foi realizado no Período de Comunicações da sessão ordinária desta segunda-feira (20/8), no Plenário Otávio Rocha, homenagem pela passagem da Semana do Corretor de Imóveis. A solenidade foi proposta pelo vereador Márcio Bins Ely (PDT), que lembrou que 27 de agosto é o Dia Nacional do Corretor de Imóveis e dos 40 anos da lei que regulamenta a profissão. Ele ainda fez um breve resgate do histórico da profissão: “Os corretores existem desde o início do século XX, quando as pessoas ganhavam a vida arranjando pousadas para os estrangeiros. Na época, a profissão se chamava agente de negócios imobiliários”, lembrou. Bins Ely falou que “o atual nível de desenvolvimento urbano de Porto Alegre exige a prestação desse serviço”. Ele é corretor de imóveis e tem pai e avô nessa profissão.

O vereador disse que o Legislativo Municipal homenageia hoje duas instituições que represetam a categoria de corretores do Rio Grande do Sul, o Creci/RS e o Sindicato dos Corretores de Imóveis do Rio Grande do sul (Sindimóveis), entidades da categoria que, segundo ele, buscaram a excelência no atendimento de seus clientes. "Hoje cabe a nós seguir os passos de nossos pioneiros e friso que a regulamentação foi fundamental para o reconhecimento da profissão." Segundo ele, a profissão de corretor existe há 62 anos para proteger a sociedade. Em 12 de maio 1968 foram criados cursos de formação específica e, desde então, a profissão é vista de forma diferente e respeitada pela sociedade. "Nosso trabalho não se restringe a atender somente as partes. Também oferece segurança. A parte contratual exige segurança, conhecendo assim muito do mercado imobiliário", completa o vereador.

Conforme Bins Ely, "somos responsáveis pela valorização do nosso cliente e por fortalecer e valorizar os conselhos da nossa categoria. Aprimoramos a qualificação profissional e a frota de veículos, temos um portal com 17 delegacias que estão no interior do Estado. Temos muitas ações, como o novo portal e a sala do corretor." Na oportunidade, o vereador convidou a todos os presentes para, no dia 27 de agosto, conhecer as novas instalações do Conselho de Corretores, que fica na rua Guilherme Alves, 1010. 

O presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Rio Grande do Sul, Carlos Lammel, recordou que a história do sindicato gaúcho remete a 1972, data de sua criação. “Desde então, a profissão associou-se ao desenvolvimento da Capital. Os corretores de imóveis trabalham com o bem mais precioso: a casa própria”, disse. Comentando aspectos contemporâneos, Lammel lamentou a influência que a crise econômica tem sobre o setor imobiliário: ”O mercado imobiliário acompanha a trajetória da crise do país. Infelizmente, chegamos ao ponto de precisar divulgar uma notícia alarmante sobre o alto índice de devolução de imóveis comprados com financiamentos. É triste para quem compra e para os corretores de imóveis”.

Ederon Amaro Soares da Silva, presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Rio Grande do Sul, agradeceu a homenagem e destacou os feitos de sua gestão. Descreveu que houve renovação do patrimônio na sede e nos escritórios do interior, aquisição de novos veículos, modernização tecnológica, transparência e diálogo com a categoria.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
          Alex Marchand (estagiário de jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)