Escola do Legislativo

Seminário apresenta história de Porto Alegre sob o olhar de Sandra Pesavento

Evento na Câmara Municipal destacou a importante pesquisa da historiadora na semana de aniversário da Capital.

Presidente participa Solenidade de Abertura do Seminário "Sandra Pesavento e a História de Porto Alegre".
Painelistas destacaram a importância da obra de Sandra Pesavento (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

Promovido pela Escola Legislativo Julieta Battistiolli, da Câmara Municipal de Porto Alegre, o seminário Sandra Pesavento e a História de Porto Alegre foi realizado na tarde desta sexta-feira (26/3), no Plenário Ana Terra. O evento, O evento, realizado em alusão à passagem da semana do aniversário de Porto Alegre, também trouxe uma exposição com a obra e pesquisa da historiadora. A mesa de abertura do seminário contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Valter Nagelstein (PMDB), do presidente do Instituto de História e Geografia do Rio Grande do Sul (IHGRGS), Miguel Espírito Santo, da coordenadora do Grupo de Trabalho de História Cultural (GTHC-RS), Alice Trusz, e da curadora do Acervo Sandra Jatahy Pesavento, Nádia Weber.

Na abertura do evento, o vereador Valter Nagelstein destacou a importância da obra de Pesavento para a compreensão do atual momento de Porto Alegre, além de reconhecer a iniciativa de pesquisa dos historiadores, apesar do cenário de dificuldades estruturais. O presidente do IHGRGS, em sua fala, relembrou o início da formação da cidade e dos cronistas que fixaram Porto Alegre através de seus registros.

Após a abertura, a primeira mesa do seminário, intitulada Percursos Historiográficos, exibiu um documentário homônimo que, através de registros de participações de Sandra Pesavento em programas de televisão, recordou os principais eixos do pensamento da autora. A mesa foi composta novamente por Nádia Weber, pela professora da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da UFRGS, Miriam Rossini, e pela pesquisadora Anelda Pereira de Oliveira. Miriam Rossini salientou que Sandra Pesavento foi uma das principais fontes para qualquer documentário sobre Porto Alegre. 

O Intervalo do evento foi dirigido à exposição da historiadora, localizado no segundo andar da Casa. Nele, estão expostos os estudos, manuscritos e livros de Sandra Pesavento, os quais inspiraram a mostra. O momento precedeu a segunda mesa do seminário, Pesquisa Porto Alegre, onde os pesquisadores Cláudia Mauch, Zita Possamai e Jorge Barcellos apresentaram seus trabalhos, que têm Porto Alegre como tema de investigação e dialogam com a obra da autora.

Texto: Matheus Closs (estagiário de jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)