Direitos Humanos

Seminário Educar é Multiplicar debate educação e violência doméstica

O evento, que prossegue à tarde, é promovido pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Porto Alegre

  • Seminario Educar é Multiplicar/Procuradoria da Mulher CMPA.
    Evento acontece nesta sexta no Plenário Otávio Rocha (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Seminario Educar é Multiplicar/Procuradoria da Mulher CMPA.
    Presidente destacou importância de debater educação sem visões ideológicas (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Realizada na manhã desta sexta-feira (29/6), no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre, a abertura do seminário Educar é Multiplicar, contou com a participação do presidente da Casa, vereador Valter Nagelstein (MDB). A atividade, que se realiza durante todo o dia, é promovida pela  Procuradoria Especial da Mulher do Legislativo da Capital, com a participação da Secretaria Municipal da Educação (Smed), abordando o tema a Violência Doméstica: Seus Reflexos no Ambiente Escolar e os Desafios na Construção do Currículo e Gestão Escolar e Regime de Colaboração.

Em sua manifestação, o presidente da Câmara ressaltou a importância do debate. “Precisamos colocar a educação em todas as frentes de debate sem visões ideológicas”, afirmou. Segundo Nagelstein, o Brasil coloca a educação em segundo plano. “Infelizmente, essa é a nossa prática, mas, através de debates como este, podemos multiplicar e angariar mentes boas.”

Dando seguimento, a vereadora Comandante Nádia (MDB), procuradora especial da Mulher, também se manifestou. Ela salientou a importância do encontro. “Temos a obrigação de tratar de temas como estes, pois o Brasil é nosso, e é nossa a responsabilidade de arrumar a casa para que tenhamos um futuro melhor.” Nádia defendeu ainda a importância da educação para a transformação de hábitos e costumes. “E é isso que queremos fazer hoje aqui”, afirmou.

O representante do Ministério da Educação Marcos Osório considerou o tema bastante instigante. “Precisamos irradiar mais conhecimentos através da união de esforços, multiplicando nossas conquistas e dividindo os resultados”, declarou.

Também estiveram presentes, na abertura do seminário, a secretária-adjunta da Secretaria Estadual da Educação, Iara Wortmann; Osvino Toillier, presidente em exercício do Sindicato do Ensino Privado (Sinep/RS); Marlise Fernandes, assessora técnica da área da educação da Famurs; Ivana Genro Flores, secretária-adjunta da Smed; o vereador Moisés Barboza (PSDB) e Sônia Bier, gerente de educação do Sesi/Fiergs.

Após abertura, o seminário prosseguiu com a seguinte programação: 
9h: Palestra: Violência Doméstica: Seus Reflexos no Ambiente Escolar, com os painelistas Marléa Ramos Alves (Undime), pedagoga e ex-secretária de Educação de Caxias do Sul; a delegada Tatiana Bastos, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam); Salma Farias Valêncio, diretora do Departamento de Polícias para Mulheres no Rio Grande do Sul; Saionara Santos Rocha, coordenadora da Casa Viva Maria, e Ivete, que representará Madgéli Frantz Machado, juíza de Direito titular do 1º Juizado de Violência Doméstica de Porto Alegre;
11h30: Espaço para debate;
Intervalo para almoço
14h: Palestra: Gestão Escolar e Regime de Colaboração; 
1º Bloco
Painelistas: Adriano Naves de Brito, secretário de Educação de Porto Alegre; Ronald Krumenauer, secretário de Educação do Rio Grande do Sul; Salmo Dias de Oliveira, presidente da Famurs, e Osvino Toillier, presidente do Sinepe/RS;
2º Bloco
Painelistas: Roberval Furtado, diretor da Sase-MEC; Mariza Abreu, consultora em Educação da Confederação Nacional dos Municípios; e o secretário de Articulação de Sistema de Ensino, Marcos Osório, representando o Ministério da Educação;
3º Bloco 
Painelistas: Sônia Bier, gerente da Área de Educação Sesi/RS; Maicon Lovato do MSTECH; e Vanessa Camerini, pelo Convivas. 
16h30min: Espaço para debate;
17h: Encerramento. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link: https://procuradoriadamulher.camarapoa.rs.gov.br/?page_id=162 . A Câmara fica na Avenida Loureiro da Silva, 255, Centro Histórico. Telefone:(51) 3220-4358. 

Texto: Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)