Plenário

Senador e deputado do parlamento italiano visitam Câmara Municipal

Fausto Longo e Fábio Porta conversaram com vereadores; Festividade em Porto Alegre celebra 71 anos da República Italiana

Presidente Recebe Senador Italiano na Câmara Municipal de Porto Alegre.
Parlamentares italianos querem estreitar laços com Brasil (Foto: Candace Bauer/CMPA)

Dois membros do Parlamento Italiano foram recebidos na Câmara Municipal de Porto Alegre na tarde desta segunda-feira (5/6). Representantes eleitos pela América do Sul nas casas legislativas do país europeu, o senador Fausto Longo e o deputado Fábio Porta, ambos do Partito Democratico (PD), foram recepcionados pelo presidente da Câmara, Cassio Trogildo (PTB), e demais vereadores, na presidência da Casa. Os parlamentares italianos estão em Porto Alegre para participar da festa que celebra os 71 anos de fundação da República Italiana.

Primeiro residente no Brasil a assumir uma cadeira no senado italiano, Fausto Longo conversou com os vereadores sobre a possibilidade de uma maior integração entre os dois países. Ele também falou sobre o sistema político italiano e defendeu uma união maior das nações sul-americanas em prol do desenvolvimento conjunto. “Podemos criar um projeto de amálgama a todo o lado positivo da América do Sul, utilizando a Itália como porta de entrada ao mercado europeu”, afirmou.

O deputado Fábio Porta, que exerce mandato desde 2008, enfatizou a grande presença de imigrantes italianos na região. “São mais de 50 milhões de descendentes em todos os países da América do Sul”, relatou. O parlamentar também fez menção à festa que comemora o aniversário da República Italiana. “Será a única comemoração no Brasil que contará com a presença dos parlamentares e do cônsul italiano”, ressaltou.

Presidente do Circolo do Partito Democratico em Porto Alegre, o vereador Marcelo Sgarbossa (PT) exaltou a visita dos parlamentares. “É uma honra conhecer, através deles, a ousadia democrática presente na Itália”, salientou. Sgarbossa destacou ainda a ligação que o Rio Grande do Sul possui com o país europeu. “É importante estreitar os laços e buscar inspirações na política italiana”, disse ele, citando exemplos do sistema eleitoral daquele país.

Também ítalo-descendente, o vereador Idenir Cecchim (PMDB) enalteceu a proposta de integração citada por Fausto Longo. “A Itália pode servir como porta de entrada aos produtos, costumes e cultura brasileira”, declarou. Cecchim também comparou a situação política entre o Brasil e o país europeu. “Ambos estão promovendo reformas – inclusive a cláusula de barreira será aprovada lá na próxima semana -  e podem trocar experiências nas leis e na política”, garantiu.

No final da visita, o presidente da Câmara agradeceu aos parlamentares. “Que possamos estreitar cada vez mais as relações”, desejou Cassio Trogildo. Também prestigiaram o encontro o membro do Partito Democratico Valério Bartolucci e os vereadores Reginaldo Pujol (DEM) e João Carlos Nedel (PP).

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)