Sessão solene

Sérgio Manica recebe o título de Cidadão de Porto Alegre

Homenagem ocorreu nesta terça à noite e foi proposta pelo vereador Márcio Bins Ely (PDT).

  • Sessão Solene para a concessão de título de Cidadão de Porto Alegre a Sérgio Afonso Manica
    Sérgio Manica recebe o diploma, entre Bins Ely e Reginaldo Pujol (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene para a concessão de título de Cidadão de Porto Alegre a Sérgio Afonso Manica. Na foto, o homenageado
    Manica lembrou sua trajetória profissional como tabelião (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na noite desta terça-feira (27/9), a entrega do título de Cidadão de Porto Alegre ao tabelião Sérgio Manica, homenagem proposta pelo vereador Márcio Bins Ely (PDT). "Você é um exemplo de caráter, ética e conduta pessoal e profissional", afirmou o vereador Márcio Bins Ely, ao justificar a homenagem. Segundo o parlamentar, Manica merece a homenagem “pela significativa trajetória de vida dedicada ao serviço notarial, atividade de grande relevância exercida principalmente na capital gaúcha, tendo sido um grande incentivador e  defensor do selo digital notarial, usado atualmente em todo o país, trazendo segurança, transparência e credibilidade para toda a sociedade".

Márcio também destacou o trabalho social de Sérgio Manica. "Você, como rotariano e membro de outras entidades assistenciais e beneficentes, tem ajudado muitas pessoas e muitas instituições, incluindo um brilhante trabalho no Asilo Padre Cacique. Porto Alegre agradece o seu grandioso trabalho pela cidade", disse Bins Ely.

Sérgio Manica citou quase um a um todos os presentes no Plenário Ana Terra e se disse honrado em receber o título de Cidadão de Porto Alegre. "Vereador Idenir Cecchim, vereador Reginaldo Pujol e vereador Márcio Bins Ely. Em nome de vocês agradeço por receber essa linda homenagem, através da Câmara Municipal, que representa o povo da cidade", disse Manica. "Porto Alegre é a cidade do meu coração. Quero compartilhar com todos os meus amigos e familiares esta emoção que estou vivendo", afirmou, relembrando também a sua trajetória profissional como tabelião, iniciada aos 21 anos na cidade de Estrela. Segundo ele, "é preferível sofrer uma injustiça do que cometer uma injustiça. Toda a minha vida foi pautada pelo espírito de justiça", disse Manica.

O homenageado

Sérgio Afonso Manica é tabelião de notas na Comarca de Porto Alegre desde junho de 1995. Iniciou sua carreira profissional em 1971 no município de Estrela (RS). Graduado em Direito pela Unisinos e pós-graduado em Direito Notarial e em Gestão de Cooperativismo pela Faccat, exerceu a presidência do Sindicato dos Notários do Estado do Rio Grande do Sul, do Colégio Notarial do Brasil/Seção RS e da Associação de Notários e Registradores do RS. Atualmente, exerce os cargos de diretor e presidente do Conselho de Ética e de Cooperativismo da Anoreg/BR e de diretor de Assuntos Estratégicos da Confederação dos Sindicatos dos Notários e Registradores do Brasil.

Texto: Jonathan Colla (reg. prof. 18352)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)