Economia

Sescon/RS apresenta projeto Gestão Pública Eficaz aos vereadores

Diogo Chamun entregou relatório com análise orçamentária aos vereadores Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA
Diogo Chamun entregou relatório com análise orçamentária aos vereadores Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Rio Grande Sul (Sescon/RS), Diogo Chamun, apresentou aos vereadores, na manhã desta quarta-feira (30/3), o projeto Gestão Pública Eficaz. A apresentação ocorreu durante a primeira edição do Café com o Legislativo, evento promovido na sede da entidade, no Bairro São João, e que teve a participação do presidente da Câmara, vereador Cassio Trogildo (PTB), e dos vereadores João Carlos Nedel (PP), Airto Ferronato (PSB) e Idenir Cecchim (PMDB) e das vereadoras Mônica Leal (PP) e Lourdes Sprenger (PMDB).

Na oportunidade, Chamun explicou que o projeto visa a levantar e analisar dados sobre a arrecadação e a aplicação de recursos orçamentários pelos municípios, estados e União, bem como os serviços públicos oferecidos em contrapartida. "Queremos reunir com representantes da Câmara, Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados para levantar ideias e buscar projetos em comum, visando a uma aproximação entre o Sescon/RS e o Legislativo. Uma das principais reclamações dos empresários do setor diz respeito à elevada carga tributária sem a devida contrapartida."

Segundo o dirigente, o Sescon/RS, fundado em junho de 1987, é um dos 37 Sescon espalhados pelo país e representa 20 mil empresas e mais de cem segmentos da área de prestação de serviços com atuação em todo o Estado. O relatório entregue aos vereadores, disse Chamun, é resultado de uma parceria entre a entidade e a Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (Face), da Pontifícia Universidade Católica do RS (Pucrs). "O projeto Gestão Pública Eficaz está à disposição dos vereadores e da população. Este é um dos 23 relatórios mensais já elaborados pelo Sescon. Temos representação em 483 municípios gaúchos, oferecendo capacitação profissional, certificação digital, convênios, assessoria jurídica, recursos humanos e vários outros serviços. Nossa gestão, que vai de 2014 até 2018, tem a proposta de avançar para além da relação apenas com nossos associados. Queremos trabalhar na prestação de serviços à sociedade."

Chamun explicou ainda que o Sescon/RS é o principal mantenedor do Observatório Social de Porto Alegre (Ospoa), criado em dezembro de 2014 e que tem atuação conjunta com entidades da sociedade que desenvolvem trabalho voluntário. "É um organismo independente que acompanha as licitações da Capital, com ações preventivas. Em 2015, o Ospoa contribuiu para a economia de quase R$ 16 milhões aos cofres municipais."

Câmara

O presidente da Câmara, vereador Cassio Trogildo, saudou a diretoria do Sescon/Rs e agradeceu o convite. "O trabalho realizado pelo Sescon, somado ao do Observatório Social, é muito importante para a cidade. É preciso que haja o comprometimento do poder público com novas ações para dar conta das demandas do município, com mais planejamento, acompanhamento da gestão orçamentária e a aplicação adequada dos recursos."

Trogildo adiantou, durante o evento, que solicitará ao Sescon que também realize o acompanhamento da gestão da Câmara Municipal, como forma de auxiliar o Legislativo a obter mais eficiência e transparência. "O Sescon tem a expertise em trabalhar com análise orçamentária do município. A Constituição de 1988 gerou novas atribuições aos municípios sem que houvesse a correspondente redistribuição tributária. Uma das principais atividades econômicas de Porto Alegre é a de prestação de serviços, área de atuação desta entidade. As empresas deste segmento são grandes geradoras de impostos." 

Também estavam presentes ao café da manhã o diretor executivo, Jackes Heck, o diretor de Assuntos Legislativos, Célio Levandovski, o diretor administrativo, Valdir Rodrigues, e o diretor de Relações do Trabalho, José Roberto Pires, entre outros integrantes da equipe do Sescon/RS.

Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)