Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças, Grande Expediente e Comunicações

Vereador Tarciso Flecha Negra na tribuna do plenário
Tarciso Flecha Negra (PSD) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Durante o período destinado às Lideranças partidárias, ao Grande Expediente e às Comunicações na Sessão Ordinária desta segunda-feira (13/6), na Câmara Municipal de Porto Alegre, foram abordados os seguintes assuntos:

PONTE - Adeli Sell (PT) criticou a falta de comunicação do governo municipal com relação às obras de restauração da Ponte de Pedra, no Largo dos Açorianos. “As pedras portuguesas serão colocadas sobre a manta asfáltica? Esse é o procedimento devido? Quem não entende do assunto tem que perguntar. Por que o governo não vem explicar?” O vereador sugeriu levar os responsáveis pelo patrimônio histórico de Porto Alegre à Casa para explicar a situação da obra ou uma comissão externa para verificar o andamento da reforma. (AZ)

PREVIDÊNCIA – Clàudio Janta (SD) falou sobre a discussão que seu partido e centrais sindicais tiveram com o presidente em exercício, Michel Temer, sobre a reforma da Previdência, que pretende estabelecer a idade mínima de 65 anos para a aposentadoria por tempo de contribuição. “A Previdência Social brasileira é a maior empresa do mundo; se constitui em tudo que se faz nesse país. Mas não vamos permitir, em hipótese nenhuma, que os trabalhadores paguem a conta”, declarou Janta. O vereador também defendeu que a aposentadoria é um direito adquirido. (AZ)

ORLANDO – Jussara Cony (PCdoB) repudiou o massacre em Orlando em nome do partido: “Mas fatos como esse ocorrem cotidianamente, não nessas proporções”. Relacionou o fato com o assassinato, nos anos 80, do diretor de teatro Luís Antônio Martinez Corrêa, morto com 107 facadas, também com motivações homofóbicas. Jussara declarou que essas tragédias podem estar atreladas à ascensão do conservadorismo: “Isso vai gerando uma cultura do ódio às diferenças e às diversidades naturais. As diversidades humanas existem e têm que ser respeitadas”. (AZ)

COMUNISMO - Valter Nagelstein (PMDB) também manifestou repúdio, em nome do seu partido, ao incidente em Orlando. Falou que Jussara Cony se apropriou de conquistas do PMDB, como a implementação da secretaria de Direitos Humanos de Porto Alegre pelo governo José Fogaça. Nagelstein declarou que o comunismo apoiou extermínios, citando os casos da China, da Coréia do Norte e da extinta União Soviética. “Eles falam que são os democratas e que os outros são os fascistas. É uma coisa maniqueísta”, referindo-se aos comunistas. (AZ)

COMUNISMO II - Fernanda Melchionna (PSOL), se dizendo espantada com o colega Valter Nagelstein (PMDB), lastimou que este tenha usado pouco tempo para lamentar o atentado ocorrido em Orlando (EUA). “Cinquenta vidas ceifadas pela intolerância e pelo ódio”, afirmou. “Este dia é de luto, que deve se transformar em luta contra a intolerância em todas as partes do mundo”, reiterou a vereadora. Rebatendo Nagelstein, ela declarou que critica o regime stalinista soviético, dizendo que “socialismo só pode ser construído com democracia e liberdade”. Fernanda ainda se disse favorável a um sistema econômico alternativo às “agruras do capitalismo”. “Na crise econômica, quem enriqueceram foram os banqueiros”, salientou. (PE)

SAÚDE - Dizendo que a psicanálise explica os casos de violência contra homossexuais como resultado do medo para com o homossexualismo, Dr. Goulart (PTB) afirmou que quem a pratica “possui uma dúvida ou um cuidado que tem dentro de si para não tornar-se homossexual”. Tratando sobre o câncer do colo de útero, o vereador reforçou a necessidade da ampliação do debate sobre o tema. “Alertamos as pessoas, pois esta enfermidade possui um exame que prevê o acontecimento do câncer três anos antes dele ocorrer”, afirmou. Goulart frisou que esta é a segunda doença que mais mata mulheres no período reprodutivo em Porto Alegre. “Em 2016,o exame do Papanicolau é ainda esquecido”, advertiu. (PE)

TURISMO - João Carlos Nedel (PP) falou sobre a reunião realizada entre a Frente Parlamentar do Turismo e o secretario de Turismo, Luiz Fernando Moraes, o secretário do Gabinete de Desenvolvimento, Edemar Tutikian, o prefeito municipal José Fortunati e o “Trade Turístico” de Porto Alegre.  “A pesquisa que foi apresentada no encontro mostrou que Porto Alegre é a terceira cidade do Brasil na realização do turismo de eventos”, destacou. Nedel apontou a necessidade da construção de um Centro de Feiras e Eventos para o município. “O secretário de Turismo explicou que tratativas estão sendo feitas para adquirir um terreno próximo à Arena do Grêmio para que este seja construído”. (PE)

AMBIENTE - A presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, Lourdes Sprenger (PMDB), relatou que foi debatido na Cosmam, junto aos especialistas, o tema das unidades de conservação ambiental. Ela também afirmou que acompanha as punições aos responsáveis pelo desastre ambiental em Mariana (MG). “Foram aplicadas altas multas, mas isso não soluciona, pois o acidente ecológico é irreversível”, salientou. Lourdes também destacou que participou de uma audiência pública que tratou sobre animais de rua em Bom Jesus, cidade em que, há um ano, um vereador ordenou o envenenamento dos animais que atrapalhavam as organizações de Natal. “O acusado foi preso e agora utiliza tornozeleira eletrônica, prova de que edis que cometem crimes também estão pagando”, finalizou. (PE)

ANIMAIS - Rodrigo Maroni (PR) comentou que, no final de semana, representou o Estado no Fórum Nacional dos Animais. Afirmou que tem vivenciado o dia-a-dia da situação dos animais e relatou que, no Fórum, foram mostrados estudos sobre a situação dos animais dentro de jaulas em zoológicos. Segundo ele, muitos desses bichos dividiam espaço com o lixo jogado para dentro das jaulas, que funcionam como prisões para os animais. "Eles se sentem infelizes, isolados, com problemas psicológicos. Faltam políticas públicas para o bem estar animal." Sobre touradas, comentou que todos os animais são eutanasiados logo após o evento. "Todos esses procedimentos contra os animais, infelizmente, são legais e feitos por seres humanos." Maroni defendeu ainda a aprovação de projeto de sua autoria e que trata da criação do Código de Defesa dos Animais em Porto Alegre. "É um Código que, espero, gere reflexão entre as pessoas." (CS)

PRECONCEITO - Tarciso Flecha Negra (PSD) disse que teve oportunidade de vivenciar muito preconceito contra jogadores negros durante o período em que atuou como jogador de futebol. Comentando o atentado contra homossexuais ocorrido ontem nos Estados Unidos, disse que é preciso questionar "o caminho que as pessoas escolhem" e frisou que defende a educação e o esporte como meio de inclusão de crianças carentes. Tarciso também apelou para que os artistas e os jogadores de futebol se manifestem contra o preconceito durante os shows e jogos. Lembrou a participação da torcida Coligay, na década de 1970, que era formada por torcedores gays e se integrava ao restante da torcida do Grêmio sem nenhum tipo de constrangimento. "Fico muito triste com estes episódios. Temos que ter discernimento para saber o que é bom ou ruim, não julgando as pessoas e respeitando nossos semelhantes. (CS)

CRIME - Sofia Cavedon (PT) manifestou a indignação da bancada do PT pelo atentado ocorrido ontem nos Estados Unidos e observou que a origem da discriminação "está na ideia moralista e autoritária" de normalização do comportamento. "A liberdade sexual é um dos elementos do ser humano livre. Este crime bárbaro não pode ser atribuído apenas a uma organização fundamentalista e autoritária, mas a discriminação está impregnada na sociedade. Queremos um mundo mais humano, democrático e inclusivo, com direitos básicos de cidadania." Sofia também informou que o PT desencadeou, a partir de hoje e durante 15 dias, um processo de monitoramento sobre o sistema de ônibus na Capital. Lembrou que o sistema é gerido pela ATP, entidade privada, o que impede a EPTC de oferecer transporte de qualidade e tarifa justa. Segundo ela, serão disponibilizados formulários para que usuários se manifestem, permitindo um levantamento de dados a partir desse questionário. (CS)

RADICALISMO - Reginaldo Pujol (DEM) lembrou o fato ocorrido nos Estados Unidos na última semana. “Vimos onde o radicalismo, manifestado no mais amplo sentido com conotações de racismo, intolerância sexual e religiosa, criaram as condições para que ocorresse esse acontecimento deplorável”, relatou. Sobre o contexto político nacional, Pujol afirmou que quando explodiram as manifestações de rua se esperaria da presidente Dilma uma perspectiva de grande conciliação nacional onde pudesse emergir uma postura coletiva de renúncia daqueles que detinham o poder por meio da outorga popular. “Venho à tribuna com a serenidade que os antecedentes me propiciam. Vários partidos estão envolvidos nessas propinas, o que não surpreende. Todos sabem que o governo Dilma chegou a contar com o apoio de mais de duas dezenas de partidos. Hoje temos a expectativa de que, consolidado o impedimento da presidenta, as forças nacionais se coloquem em uma postura de cobrança igual ao governo que substitui Dilma”, declarou. “Estamos oferecendo uma alternativa nova para Porto Alegre. Creio que o pais merece coisa melhor e essa mudança pode e deve começar pelos municípios.” (LV)

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
           Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
           Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
           Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
           Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)