Plenário

Sessão Plenária/Grande Expediente

Durante o período de Grande Expediente, na sessão ordinária desta quinta-feira (3/11), os vereadores abordaram os seguintes temas:

REFLEXÕES – Sebastião Melo (PMDB) utilizou a tribuna para fazer algumas reflexões sobre a Cidade. De acordo com ele, algumas pessoas têm procurado saber como se procede para reclamar das festas que são realizadas em casas particulares e condomínios, pois o Fone 156 da prefeitura só recebe reclamações até as 23 horas, e a Smam não tem mais plantão. "Como se precede quando uma desordem deste porte ocorre e não se sabe a quem recorrer?", questionou. Melo sugere que seja encontrada uma solução pela Prefeitura  para exercer o poder de polícia nesses casos. Segundo ele, o transporte social não existe. O secretário municipal da Saúde, diz Melo, poderia fazer um estudo para saber quais casos a Samu pode atender. O vereador também afirmou estar preocupado com a “burrocratização” das secretarias municipais que impede a aplicação das leis. (RT)

LEIS – Reginaldo Pujol (DEM) disse que, no Brasil, existem boas leis, mas suas aplicações são postergadas ou esquecidas. Na sua opinião, existem leis demais, não havendo aplicação delas. Para ele, é importante “fustigar” o Executivo e exigir o cumprimento das leis. "Quando o principal não é feito, não adianta cobrar." Citou como exemplo o nosso sistema de governo presidencialista que, para ele, é perverso. Pujol sugeriu "uma cruzada" para que as leis sejam aprovadas e aplicadas pelo Executivo. "Também precisamos fiscalizar o andamento das leis, a fim de que elas não caiam no esquecimento." (RT)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)