Plenário

Sessão Ordinária/ Lideranças

  • Movimentações de plenário.  Na foto, o vereador Paulinho Motorista.
    Vereador Paulinho Motorista (PSB) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Movimentação de plenário. na foto: vereador Adeli Sell.
    Vereador Adeli Sell (PT) (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Os vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre, durante os períodos de Comunicações e Lideranças da sessão ordinária desta quarta-feira (29/5), trataram dos seguintes temas:

DESAFIO - Paulinho Motorista (PSB) saudou o Dia do Desafio, iniciativa do Sesi celebrada nesta quarta-feira (29/5) e que contou com seu apoio na Câmara, propondo sua vinda na Casa. Segundo o vereador, a ideia é que cada pessoa interrompa suas atividades cotidianas por 15 minutos para realizar atividades físicas. De acordo com Paulinho, diversos segmentos, entre jovens e idosos, estão participando do evento. “Que a prática de atividade física não seja apenas no dia de hoje, mas um estilo de vida à nossa saúde física e mental”. Paulinho Motorista concluiu dizendo que o sedentarismo prejudica as pessoas mentalmente. (ML)

SAÚDE - Nelcir Tessaro (DEM) relatou a apresentação, pelo secretário da Saúde, do relatório quadrimestral, onde apresentou que já foram atendidas mais de 100 mil pessoas no sistema de saúde. Tessaro ainda elogiou o Hospital Beneficência Portuguesa por superar suas dificuldades e pagar mensalmente, para seus credores, R$ 125 mil e, assim, manter suas atividades, que inclui UTI, bloco cirúrgico e aumento no número de leitos. O vereador disse que, segundo o diretor do hospital, falta divulgação do funcionamento do Beneficência Portuguesa. (ML)

ESTATAIS - Felipe Camozzato (Novo) trouxe uma mensagem positiva para o trabalho do Parlamento Municipal, pela aprovação da emenda à Lei Orgânica de Porto Alegre que prevê a publicização dos demonstrativos financeiros das estatais e empresas de economia mista da Capital, proposta inicialmente de sua autoria e aprovada por unanimidade pelos vereadores. Em visita ao Dmae, segundo Camozzato, o atual gerente-geral do órgão demonstrou interesse que as autarquias também tivessem esse tipo de fiscalização. (ML)

ALAGAMENTOS – Professor Alex Fraga (PSOL) abordou os recentes alagamentos na cidade, em especial no bairro Ponta Grossa, mesmo existindo emenda ao Orçamento de 2019 prevendo R$ 550 mil para a qualificação do sistema de esgoto nas ruas mais problemáticas da região. “Já havia previsão climática para um ano excessivamente chuvoso, eis que nas primeiras chuvas do ano a situação que encontramos no local é caótica”, destacou o parlamentar. Alex Fraga apresentou fotos de ruas alagadas e lamentou a situação dos moradores, que ficaram sem condições de entrar ou sair de casa. “Se permanecer assim (sem a execução dos recursos previstos), a afirmação de que o Orçamento é uma peça de ficção torna-se verdadeira”, finalizou. (ALG)

JOVENS E ADULTOS – Adeli Sell (PT) lamentou a determinação da Secretaria de Estado da Educação em encerrar o funcionamento dos seus núcleos de educação de jovens e adultos em Porto Alegre. “Nós temos cinco núcleos na cidade. Ontem estive em um deles, é uma escola com resultados impressionantes”, disse ele. O vereador destacou, ainda, que os núcleos vão além das tradicionais provas de supletivo, pois fazem o acompanhamento dos estudantes e buscam a garantia do aprendizado. O vereador também citou que irá verificar a denúncia sobre uma escola municipal que estaria agrupando cerca de 70 jovens e adultos em uma única sala para diminuir turmas. “Isso afronta a dignidade humana das pessoas, que têm direito à educação”, afirmou. (ALG)

EDUCAÇÃO – João Carlos Nedel (PP) retomou a questão da oferta de ensino médio e técnico nas escolas municipais, lembrando que emenda de sua autoria prevendo bolsa de estudo para alunos de ensino superior deixou de ser executada após denúncia da então vereadora Sofia Cavedon ao Ministério Público de Contas. “A vereadora, que se diz defensora da educação, pretendia alterar a lei, destinando as bolsas a professores do ensino infantil que não possuíam titulação. Como viu que o projeto seria rejeitado, ela foi ao Ministério Público”, relembrou Nedel, explicando que, como pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional o município é responsável pela educação infantil e pelo ensino fundamental, a prefeitura foi notificada para encerrar o programa. “Agora surge a questão do ensino médio, acredito que a Prefeitura deve ter recebido orientação no mesmo sentido”, afirmou. (ALG)

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Ana Luiza Godoy (reg. prof.14.341)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)