Sessão

Sessão Ordinária / Lideranças

Movimentação de Plenário. Com a fala, o vereador Airto Ferronato.
Vereador Airto Ferronato (PSB) (Foto: Leonardo Cardoso/CMPA)

Os vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre, durante os períodos de Comunicações e Lideranças da sessão ordinária desta quarta-feira (18/12), trataram dos seguintes temas:

DEPENDÊNCIAS - Cassio Trogildo (PTB) falou sobre a questão dos agentes comunitários de saúde e lembrou que, a partir de amanhã, esse projeto vai trancar a pauta. “Ele completa 45 dias, hoje, e amanhã tranca a pauta”. Por tal razão, Trogildo mencionou não concordar com a liberação, no dia de hoje, das dependências do Legislativo para os agentes da saúde. “Hoje estamos nos preocupando com o projeto dos rodoviários”, afirmou, ao destacar que há, na Câmara, um plano de prevenção de incêndio. Em suma, o petebista ratificou que “não há como atender o pedido do colega Aldacir Oliboni (PT) para que se libere os espaços da Casa para os servidores do Imesf adentrarem”. (BSM)

ACESSO - “Se votar a favor do povo de Porto Alegre, como sempre votei; na defesa dos trabalhadores, como sempre votei; e da saúde, como sempre votei, é ser demagogo. Então eu sou demagogo”, expressou Eng. Comassetto (PT). Na tribuna, porém, o petista também comentou sobre o acesso às dependências da Câmara. Disse que, hoje pela manhã, ele e outros parlamentares não puderam usar o portão principal do Legislativo e que ele se negou a entrar pelo portão dos fundos ou o lateral. “Os vereadores não podem ser barrados de entrar nesta Casa pelo portão principal”, manifestou Comassetto ao registrar que isso, quando ocorre, “é um impedimento à democracia, às liberdades e aos direitos constitucionais”. (BSM)

PROJETOS - Airto Ferronato (PSB) contou que, no último dia 13, “ouvimos um presidente de sindicato de empresários falando sobre a coragem do governador Leite, que apresentou projeto na Assembleia quase que matando todos os servidores públicos do estado com a retirada de direitos”. Conforme Ferronato, “aquele presidente dizia que o nosso governador foi corajoso e que era para os deputados também o serem”. Na oportunidade, contudo, o parlamentar recordou que este mesmo empresário esteve preocupado, com o seu sindicato, na Câmara, “quando tratamos da revisão do IPTU”. Mas, para concluir, Ferronato noticiou que, “no mesmo momento em que Leite apresentou o projeto para terminar com os direitos dos servidores, ele também apresentou o projeto do Refis chegando a 90% de desconto”. (BSM)

COBRADORES - Alex Fraga (PSol) saudou a presença de todos os trabalhadores rodoviários que acompanham as discussões e as votações no plenário. “Obrigado por estarem aqui tentando mostrar para esta Casa que o trabalho dos cobradores vai evitar que o nosso trânsito piore ainda mais”. Fraga esclareceu que, se os motoristas de transporte coletivo forem obrigados a dar troco, a operar a plataforma de cadeirante, a organizar o interior do coletivo, “as viagens vão se estender por mais um terço do tempo”. Além disso, comentou que, se a categoria dos cobradores for extinta, e com o fato de que “o desemprego está enorme, as famílias deles vão ficar desassistidas e haverá graves problemas sociais”. Por fim, Fraga discutiu acerca do projeto de lei, votado na última semana, sobre a revisão das regras para as eleições dos diretores de escolas. (BSM)

Texto

Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)