Sessão

Sessão Ordinária / Lideranças e Comunicações

Movimentação de plenário. Na foto, vereador Ricardo Gomes.
Entrevista do prefeito foi citada na tribuna do plenário, na tarde desta segunda-feira (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Os vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre, durante os períodos de Comunicações e Lideranças da sessão ordinária desta segunda-feira (14/10), trataram dos seguintes temas:

PROFESSORES - Alex Fraga (PSol) lembrou que nesta terça-feira, 15 de outubro, é comemorado o Dia do Professor e, com isso, parabenizou todos os seus colegas de profissão. Na oportunidade, Fraga noticiou que a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) promoverá mostra intitulada “Profissão Professores” - a qual está sendo realizada com trabalhos desenvolvidos na rede municipal de ensino da cidade. O vereador mencionou que na noite desta segunda-feira (14/10), a partir das 18h30, haverá a abertura da mostra no Plenário Ana Terra da Câmara: “Teremos uma apresentação musical para engrandecer a nossa noite de trabalhos”, falou, assim como destacou a continuidade deste evento durante a semana. (BSM)

EXECUTIVO - Ricardo Gomes (PP) falou sobre acusações que, segundo ele, o Executivo tem feito ao afirmar “que essa Câmara não trabalha”. Para exemplificar, foi divulgado trecho de entrevista com o prefeito Nelson Marchezan Junior, onde foram citadas a existência de diversos projetos de lei como importantes para a cidade, mas não foram nominados. "Embora Marchezan dê entrevista dizendo que esses projetos são fundamentais para o futuro da cidade, ele não sabe responder quais projetos são esses”. Na tribuna, o vereador comentou que o prefeito, no programa, “disse que não se lembrava e que não tinha trazido a lista de projetos”. Para concluir, Gomes enfatizou que o uso do expediente de tramitação em Regime de Urgência é um “abuso paralisando o parlamento”. (BSM)

CRESCENDO - “Diferente do que pensa Ricardo Gomes, que inclusive já foi secretário do atual governo e é do mesmo partido do nosso vice-prefeito”, introduziu Mauro Pinheiro (Rede), “Porto Alegre continua crescendo, sim”, avaliou. Para Mauro Pinheiro, “Ricardo não enxerga, porque ele tem uma visão estática no IPTU”. Na opinião do vereador, a cidade precisa ser vista, “e não ficarmos discutindo a política de eleições que é só o ano que vem, em outubro de 2020”. Pinheiro elogiou o bom trabalho dos vereadores da Câmara e citou o “valor das boas coisas do município; e que a cidade vive um outro momento”. Finalizou a sua fala exemplificando com a recente assinatura do contrato de início das obras no Trecho Três da Orla do Guaíba. (BSM)

IPTU - Reginaldo Pujol (DEM) lamentou que votação de veto do prefeito a emenda de sua autoria ao projeto de revisão da planta do IPTU tenha sido adiado por falta de quórum. Para o vereador, a retirada de quórum dá “oportunidade a quem entende que nós estamos negligenciando nosso trabalho. De uma Casa repleta de vereadores, só 17 fizeram o registro da presença”. Ele explicou que sua emenda visa a diminuir os chamados vazios urbanos, mas que concordou com o veto. Ele ainda criticou a postura de vereadores liberais em retirar quórum. “Por incrível que pareça, aos 80 anos, estão me ensinando mal sobre como ser liberal nesta Casa”, afirmou. (ALG)

QUÓRUM I - Ricardo Gomes (PP) afirmou que o trabalho do vereador é estar no Plenário. “Estando aqui, o trabalho dele às vezes é evitar o mal. E evitar o mal pode ser feito retirando-se o quórum”, afirmou, destacando, ainda que “o mal menor às vezes é um bem”. O parlamentar disse que optou por não dar quórum para que não fossem votados projetos que considera ruins para a cidade. Citou, ainda, que mesmo o autor da emenda aceitando o veto, tem posição contrária, pois apresentou emenda no mesmo sentido e que entende que a proposta deve ser mantida. (ALG)

QUÓRUM II - Moisés Barboza (PSDB) afirmou, em relação a Ricardo Gomes (PP), que “ninguém disse que a retirada ou a permanência de quórum não estejam previstas nas regras da Casa. O que acho estranho é um vereador solicitar a verificação de quórum não estando no plenário”. Ele destacou que o vereador progressista solicitou a verificação de quórum por duas vezes e não registrou presença, mesmo estando no plenário. “O que peço aqui é que nas próximas vezes que o senhor pedir a verificação de quórum, considere na frente da população de Porto Alegre que está presente”, afirmou. (ALG)

QUÓRUM III - Ricardo Gomes (PP) respondeu ao vereador Moisés Barboza (PSDB), sugerindo que se busque nos anais da Casa quantas vezes o solicitante da verificação de quórum estava presente na sessão. Citou que o parlamentar comandou em diversas oportunidades a retirada de quórum e também não registrou presença. Afirmou que não comandou a retirada de presença, apenas verificou que o governo não tinha quórum. “Estamos aqui, estamos trabalhando. O que acontece é que o prefeito entende que discordar dele não é trabalhar”, afirmou. (ALG)  

IMESF – Dr. Goulart (PTB) abordou a questão do Imesf e destacou que o atendimento de inúmeras pessoas é feito pelos profissionais competentes do Instituto que estão de oito a 10 anos atendendo e agora sofrem com a resolução para que não atendam mais. “Mas até agora essa resolução não foi acatada para terminar com o Imesf. Queremos conversar com o prefeito e com o sindicato, e é importante que as greves não ocorram mais”. Segundo ele, o prefeito entende que não quer uma firma privada, pelos menos 30 a 40 % não sejam terceirizados, e  estatais. “Temos que conversar com prefeito para que não se feche o atendimento do Imesf que deixou de atender 6.300 pessoas nesses últimos dias. Inclusive pessoas em estado terminal. O trabalho é bom e eficiente”. (PB)

CAPITAL - Lourdes Sprenger (MDB) criticou a retirada de quórum durante a Ordem do Dia, na sessão desta tarde. “O vereador Ricardo Gomes retirou o quórum para que esta Casa não continuasse discutindo o IPTU. Ele vem com a sua soberba aqui e se refere aos vereadores como se esta Casa não se importasse com a cidade”. Lourdes comentou também que a Assembleia Legislativa aprovou algumas legislações sobre a questão dos animais que foram consolidadas com lei regulamentadas. “Elas são muito importantes para que tenhamos uma estrutura adequada para amparar a todos os animais. Na capital temos uma unidade móvel para o transporte de animais, mas que precisamos melhorar, espero que tenhamos uma nova estrutura para atender esses animais”. (PB)

Texto

Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)
Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)
Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)