Sessão Solene

Escolas de Educação Especial recebem Diploma Honra ao Mérito

Duas instituições administradas pela Apae foram homenageadas na Câmara Municipal

  • Diploma de Honra ao Mérito à Escola de Educação Especial Nazareth e à Escola Especial Doutor João Alfredo de Azevedo.
    Alunos das escolas Nazareth e Doutor João Ricardo compareceram à solenidade (Foto: Matheus Piccini/CMPA)
  • Diploma de Honra ao Mérito à Escola de Educação Especial Nazareth e à Escola Especial Doutor João Alfredo de Azevedo. Na foto: Diretora da Escola de Educação Especial Nazareth, Jacira Majehski Menezes, proponente da homenagem, vereador Paulo Brum, a diretora da Escola Especial Doutor João Alfredo de Azevedo, Andreia dos Santos Rodrigues e o vice-presidente da APAE, Virotr Hugo Castilhos.
    O vereador Paulo Brum entregou os diplomas aos representantes das escolas e da Apae (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

As Escolas de Educação Especial Nazareth e Doutor João Alfredo, administradas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Porto Alegre, receberam o Diploma Honra ao Mérito em sessão solene nesta terça-feira (30/8) na Câmara Municipal. A autoria da homenagem foi do vereador Paulo Brum (PTB), que disse ter “imensa alegria, emoção e prazer imensurável” por realizar a cerimônia de entrega.

O vereador ressaltou que, nos seus quase 20 anos de trabalho no Legislativo Municipal, sempre lutou pelo reconhecimento do serviço prestado pela Apae de “identificar as pessoas com deficiência intelectual e múltipla como verdadeiros cidadãos, além de promover a melhoria da qualidade de vida”.

A diretora da Escola Nazareth, Jacira Majehski Menezes, agradeceu a homenagem e a ofereceu aos cerca de 20 alunos que estavam presentes no Plenário Ana Terra, ao mesmo tempo, em que solicitou uma salva de palmas aos verdadeiros homenageados. “Nós tentamos fazer o melhor que podemos e sabemos da importância da nossa instituição”, finalizou.

A responsável pela Escola Doutor João Alfredo, Andreia dos Santos Rodrigues, manifestou seu agradecimento, estendendo-o, também, a todos os profissionais e familiares que participam das instituições de educação especial. “Não tem como fazer sozinho. Nós unimos nossas vontades e esforços para que possam ser realizados os objetivos que vocês almejam”, falou. "O mínimo para quem escolhe esta profissão é poder concretizar esses desejos.”

Ao final da solene, o vice-presidente da Apae, Vitor Hugo Castilhos, afirmou que o trabalho nas escolas é feito com muito carinho e que a condecoração servirá de motivação para melhorar o que está sendo oferecido. “Sabemos das nossas dificuldades e necessidades, mas, sem o apoio do poder público, não seria possível atingir um número tão grande de pessoas”, ressaltou.

Histórico

A Apae foi fundada em 22 de agosto de 1962, integra a Federação Nacional das Apaes e possui parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e com o governo estadual. Inaugurou em 10 de março de 1966 a Escola de Educação Especial Nazareth, que atende 250 pessoas, oferecendo Pedagogia Inicial, Ensino Fundamental, Educação para Jovens e Adultos e cursos profissionalizantes. Na parte recreativa, oferece às alunas e alunos atividades esportivas, teatro, dança, capoeira e música. Atualmente a instituição fica no bairro Glória.

Já a Escola de Educação Especial Dr. João Alfredo completará 32 anos, tendo sido criada em 12 de setembro de 1984. Atende 135 alunos acima dos 6 anos de idade das regiões mais afastadas do centro da cidade com Ensino Fundamental, disciplinas para jovens e adultos, integrações específicas para jovens maiores de 15 anos e, ainda, cursos específicos para adultos a partir dos 35 anos. O educandário está localizado no bairro Vila Nova, zona sul do município.

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)