Plenário

Sessão solene homenageará os 67 anos do Estado de Israel

Vereador licenciado Valter Nagelstein (PMDB) é o autor da proposta Foto: Elson Sempé Pedroso
Vereador licenciado Valter Nagelstein (PMDB) é o autor da proposta Foto: Elson Sempé Pedroso (Foto: Elson Semp Pedroso/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou por unanimidade, na tarde desta segunda-feira (2/3), requerimento 006/15, de autoria do vereador Valter Nagelstein (PMDB), para a realização, a partir das 15 horas do dia 28 de abril, de sessão solene destinada a assinalar o transcurso dos 67 anos da criação do Estado de Israel. De acordo com Nagelstein, registrar esta data demonstra agradecimento à herança cultural hebraica, que está presente na vida de todos. “Não temos como negar a relação que todos os devotos das religiões monoteístas ocidentais têm com a própria história do povo de Israel”, afirma.

História

A Declaração de Independência do Estado de Israel foi assinada no dia 14 de maio de 1948, em Tel Aviv. Em 29 de novembro de 1947, durante assembleia realizada pela Liga das Nações (atual Organização das Nações Unidas), decidiu-se pela divisão da Palestina em dois Estados, um Judeu e o outro Árabe. Em 14 de maio de 1948, os líderes da comunidade judaica se reuniram no museu de Tel Aviv para oficializar a fundação do Estado de Israel. A comunidade judaica, à época, já era organizada com instituições políticas, sociais e econômicas bem desenvolvidas. A população estimada de Israel é de quase 8 milhões de habitantes. 


Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)