Homenagem

Sessão solene homenageia 100 anos da Paróquia da Paz

Coral da Paróquia da Paz fez apresentação na cerimônia Foto: Ederson Nunes
Coral da Paróquia da Paz fez apresentação na cerimônia Foto: Ederson Nunes (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)
Na tarde desta terça-feira (9/9), a Paróquia da Paz, Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da Paz em Porto Alegre, recebeu a Comenda Porto do Sol da Câmara Municipal. A homenagem foi proposta pelo vereador Airto Ferronato (PSB) e aconteceu no Plenário Otávio Rocha. 

O presidente da paróquia, Raul Alaponti, agradeceu a homenagem e destacou o centenário da organização, comemorado no dia 21 deste mês. “Foi uma jornada gratificante, onde muitas pessoas trabalharam por um bem social e espiritual comum”, lembrou Alaponti. 

Ferronato destacou o trabalho espiritual da paróquia ao longo dos seus 100 anos de existência e, principalmente, agora. “Vivemos momentos modernos e esses momentos modernos expressam alguns caminhos que parecem caminhos naturais e normais. Caminhos enveredados, mas que são caminhos do consumismo, do concretismo, do materialismo”, explicou o vereador.

A sessão foi presidida pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM) e também contou com a participação da secretária municipal do Trabalho e Emprego, Luiza Neves, do major Érico Flores e do presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), João Batista Filho.

100 anos

Fundada em 1914, no bairro Navegantes, a paróquia teve importante papel na campanha de nacionalização promovida pelo governo brasileiro na época. Em 1915, o pastor Karl Eduard Gottschald assumiu a Paróquia da Paz e teve grande influência na comunidade evangélica. "Soube enfrentar com sabedoria e habilidade a influência do nazismo”, segundo Ferronato. 

A paróquia também conta com um grupo de jovens, a Juventude Evangélica, criada em 1948, e uma Escola Dominical, feita por iniciativa do então estudante de teologia Breno Arno Schumann. Atualmente, a sede da Comunidade Evangélica fica na Avenida Sertório, 345.

Texto: Juliana Mastrascusa (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)