Sessão Solene

Matheus Schmidt recebe Prêmio Leonel Brizola

Matheus (C) foi o primeiro a receber prêmio que lembra Leonel Brizola Foto: tonico alvares
Matheus (C) foi o primeiro a receber prêmio que lembra Leonel Brizola Foto: tonico alvares

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu, nesta terça-feira (20/6), no Plenário Otávio Rocha, o Prêmio Leonel Brizola - Ética Política ao ex-deputado federal e ex-secretário dos transportes do Estado Matheus Schmidt, atual presidente do Diretório Regional do Partido Democrático Trabalhista (PDT). A proposta foi do vereador Nereu D’Avila (PDT). O prêmio foi criado em 2004, após a morte do ex-governador gaúcho e fluminense, e é o reconhecimento do Legislativo Municipal àqueles que se destacaram pela conduta ética e moral na política.
Matheus Schmidt agradeceu aos vereadores de Porto Alegre pela homenagem e destacou que “quando se fala em ética isto significa dar tratamento digno às pessoas que precisam”, disse. “A maior falta de ética é deixar a criança na rua. Isto é mais grave do que os problemas de corrupção que vemos na sociedade”, discursou o homenageado.

Nereu disse que a escolha do nome de Schmidt para receber o primeiro Prêmio Leonel Brizola faz justiça a um dos maiores trabalhistas do País. “Não podemos separar Matheus Schmidt da figura de Brizola, que referenciamos pela luta da ética e da moral. Quando homenageamos Matheus, um político de longa passagem na vida pública, estamos resgatando a memória de Brizola e de seus ideais”, destacou o vereador. “Matheus Schmidt nunca teve uma única suspeita de conduta antiética”, completou.

Falaram por suas bancadas os vereadores João Bosco Vaz (PDT), Cláudio Sebenelo (PSDB) e Raul Carrion (PCdoB). Também estiveram presente os deputados Vieira da Cunha e Adroaldo Loureiro (PDT), Jussara Cony (PCdoB), o secretário de Esportes de Porto Alegre, Márcio Bins Ely, e o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. A cerimônia foi encerrada com a apresentação da Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina, que trará no carnaval de 2007 o tema-enredo em homenagem a Leonel Brizola.   

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12.552)