Presidência

Simers denuncia sucateamento do Hospital de Pronto-Socorro

Dossiê elaborado pela entidade foi entregue nesta sexta-feira na Câmara Municipal

Presidente Valter Nagelstein  recebe Diretoria SIMERS.
Maria Rita, presidente do Simers, em reunião com o vereador Nagelstein nesta manhã (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Valter Nagelstein (MDB), recebeu, na manhã desta sexta-feira (14/12), da presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) Maria Rita de Assis Brasil, um dossiê elaborado pela entidade que denuncia o sucateamento do Hospital de Pronto-Socorro (HPS) da capital. O material aponta deficiências na área de Recursos Humanos, a falta de investimentos em manutenção de equipamentos e outros pontos que, segundo a entidade, provocam a queda da qualidade nas condições de trabalho e de atendimento à população.

A presidente do Simers informou a Nagelstein que o dossiê também foi entregue ao Ministério Público Estadual, aos cuidados da Promotora dos Direitos Humanos Liliane Dreyer da Silva Partoriz. Maria Rita disse que espera contar com o apoio do Legislativo para o encontro de alternativas que possam reverter a situação do HPS, “que sempre foi uma referência em urgência para todos os gaúchos”.  

Ao receber os documentos, Nagelstein ressaltou a importância do HPS para a vida da cidade. Disse que irá analisar o dossiê, agendar um encontro com o secretário municipal da Saúde Erno Harzheim e levar o assunto ao conhecimento da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal. Ainda, disse o presidente do Legislativo, que poderá, após a avaliação do material, utilizar a tribuna durante os trabalhos de plenário, para um pronunciamento. Acompanharam a visita, a Assessora Política do Simers, Simone Justo Hahn, e Maria de Lourdes Kiafrouni, do Conselho de Representantes da entidade pelo HPS.

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos:Saúde PúblicaHPSSucateamentoDossiêHospital de Pronto-SocorroSimers