Presidência

Simpa pede que Câmara promova diálogo entre Executivo e servidores

Municipários se reúnem com Líderes da CMPA.
Nagelstein recebeu pedido do Simpa durante a reunião de líderes desta quarta (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A direção do Sindicato dos Municipários solicitou, na manhã desta quarta-feira (1/8), a intermediação da Câmara Municipal para a abertura de uma mesa de negociações entre a representação dos servidores e o Executivo. O documento foi entregue ao presidente do Legislativo, vereador Valter Nagelstein (MDB), pelo diretor-geral do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), Alberto Terres, e uma comissão de sindicalistas, durante a reunião de líderes realizada para a definição da ordem de votações da sessão desta tarde.

Com a concordância dos líderes, foi aberto um espaço para a manifestação do Simpa, e Terres destacou a dificuldade que os servidores têm encontrado para dialogar com o Executivo. Relatou que ontem, no primeiro dia de greve, as portas do Paço Municipal foram fechadas aos trabalhadores que para lá se dirigiram com a finalidade de entregar o ofício ao prefeito com a pauta de reivindicações da categoria. “Os colegas da Guarda Municipal nos informaram que não havia ninguém para nos receber”, disse Terres. O diretor-geral do Simpa recordou que em outra oportunidade até mesmo uma reunião agendada com o secretário de Planejamento e Gestão foi desautorizada pelo prefeito.

Entre os pontos que constam na pauta dos municipários está a reposição de 6,85% referente à inflação entre maio de 2016 e maio de 2018; o fim do parcelamento dos salários e 13º; a melhoria das condições de trabalho, a capacitação e a reposição de servidores em postos de trabalho que se encontram em aberto.

Outro questionamento do sindicato é a falta de informações sobre a troca da empresa que presta serviços de plano de saúde aos municipários. Segundo ele, a decisão foi unilateral, sem discussão com a categoria e implica em situações delicadas como a quebra de continuidade no tratamento de doenças graves.

Recebida a solicitação e avalizada pelo colégio de líderes, o presidente Valter Nagelstein afirmou que ainda hoje irá conversar com o líder do governo, vereador Moisés Barboza (PSDB), para encaminhar o pedido de abertura do diálogo ao Executivo. “Como presidente do Parlamento municipal, institucionalmente, e com a concordância dos líderes, me cabe dar encaminhamento à solicitação do sindicato pela abertura de uma mesa de negociações”, declarou ao final do encontro desta manhã.

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)