Plenário

Sindicalista do setor de cargas é Cidadão de Porto Alegre

Sessão Solene de outorga de título de cidadão de Porto Alegre a Paulo Roberto Barck.
Barck (c) é Cidadão de Porto Alegre (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O sindicalista do setor de transportes de cargas e fundador da União Geral dos Trabalhadores, Paulo Roberto Barck, recebeu a outorga de cidadão de Porto Alegre nesta terça-feira (18/9). O vereador proponente foi Mauro Pinheiro (REDE), que presidiu a sessão. Reginaldo Pujol (DEM) também prestigiou a homenagem.

Participaram da mesa da cerimônia, a esposa do homenageado, Margareth Marcon. Também compuseram a mesa o governador do Rotary Clube, Ilo Vile Coutinho, e o presidente da UGT, Norton Jubelli. 

O vereador proponente qualificou o momento de especial. Segundo Mauro Pinheiro agradeceu a presença dos amigos do homenageado e reafirmou a pertinência da escolha de Paulo Roberto Barck para a outorga de Cidadão de Porto Alegre, uma comenda aprovada pela unanimidade da Casa Legislativa. Pinheiro destacou que o homenageado estudou e trabalhou desde cedo e abraçou a carreira de motorista do segmento de transportes de cargas por vocação e convicção profissional. 

Barck disse que veio para Porto Alegre para aprender. “Aqui eu passei por várias situações até me transformar em liderança do setor de transportes”, assinalou. Ele afirmou que o modal rodoviário não dá mais conta da demanda logística do país e que será preciso desenvolver o sistema multimodal. 

Biografia

Paulo Roberto Barck, nascido em 1956, em Vacaria, ingressou no setor de transporte de cargas em 1976. Em 1993, fundou, junto a colegas, o Sindicato dos Empregados em Empresas de Transporte Rodoviário de Carga Seca do Rio Grande do Sul (Sinecarga), do qual foi secretário geral até 2006. De 2006 até os dias atuais, é o presidente da instituição.

Em 2007, fundou a UGT, que representa mais de dez milhões de trabalhadores brasileiros. No mesmo ano, fundou a UGT-RS, a qual presidiu até 2017. Desde 2003, participa do Rotary Club de Porto Alegre – Lindoia/ Passo D’Areia. Foi vice-presidente administrativo do Lindoia Tênis Clube de 2016 a 2017 e, atualmente, é membro do seu Conselho Deliberativo.

Atuou, ainda, como Delegado do Trabalho na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Sul (SRTE/RS); representante dos trabalhadores no Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT), na Comissão Tripartite de Emprego do Rio Grande do Sul e representante dos trabalhadores no Conselho da Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro). 

Texto: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)