Sessão Solene

Sindicalista recebe o Título de Cidadão de Porto Alegre

Isabelino dos Santos preside o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada no RS.

  • Titulo de cidadão de Porto Alegre ao homenageado Isabelino Garcia dos Santos
    O vereador Adeli Sell entregou o diploma e a medalha ao homenageado (d) (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Titulo de cidadão de Porto Alegre ao homenageado Isabelino Garcia dos Santos
    Isabelino falou sobre os projetos de qualificação do Siticepot-RS (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A Câmara Municipal realizou, na noite desta sexta-feira (7/4), sessão solene para outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre a Isabelino Garcia dos Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada no Estado do Rio Grande do Sul (Siticepot-RS). Proposta pelo vereador Adeli Sell (PT), a homenagem ocorreu Plenário Otávio Rocha. Adeli, que também presidiu a sessão, destacou sua satisfação em poder homenagear uma pessoa como Isabelino. “No aspecto profissional, me chama a atenção a postura de negociação que tem. Ele não tem medo de dizer o que é preciso para a classe patronal na defesa de quem labuta”, disse salientando também as características pessoais do homenageado. “Isabelino reconhece e enaltece os valores antigos e também enfatiza os novos valores, sempre amparando seus semelhantes”, concluiu.

Ao agradecer a homenagem, Isabelino contou que, há pouco mais de 40 anos, deixou a cidade natal para correr atrás dos seus sonhos. “Este momento é muito especial e ficará para sempre marcado na minha memória. Venho de uma família pobre, mas muito trabalhadora. Meus pais sempre lutaram para criar seus filhos e nos deixaram como maior herança a educação”, afirmou. Ele relatou ainda que, graças aos pais, hoje sabe reconhecer o certo e o errado, o bom e o ruim. “Uma das maiores virtudes do homem é saber reconhecer quem lhe estendeu a mão. Viver é a coisa mais rara do mundo, a maioria das pessoas apenas existe”, enfatizou. Por fim, o homenageado disse que os trabalhadores da construção civil e da construção pesada detêm o maior índice de analfabetismo do país. “Sempre dei o melhor de mim na defesa dos trabalhadores, por isso, ao longo de nossa gestão à frente do Siticepot/RS, trabalhamos na construção de uma escola técnica, além de outros inúmeros projetos para qualificar essa mão de obra”, finalizou. 

Trajetória

Isabelino Garcia dos Santos nasceu em 1965, no município de Alegrete. De acordo com Adeli, o homenageado é um lutador pelos direitos dos trabalhadores nas indústrias da construção pesada e, em 1986, foi eleito vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil do município de Bagé. De 1997 a 2002, assumiu o cargo de assessor sindical da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário no Estado do Rio Grande do Sul (Feticom/RS).

Em 2007, Isabelino assumiu o cargo de diretor suplente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada no Estado do Rio Grande do Sul (Siticepot/RS) e, em seguida, foi tesoureiro-geral do Siticepot/RS. Em a 2009, assumiu o cargo de presidente do Siticepot-RS, onde está até hoje.

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)