Comissões

Sindicato cobra troca de Raios-X e tomógrafo do HPS

Nunes Filho expôs situação precária Foto: Felipe Dalla Valle
Nunes Filho expôs situação precária Foto: Felipe Dalla Valle

O presidente do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Radiologia do Estado do Rio Grande do Sul, Waldemar Nunes Filho, cobrou, na noite de quarta-feira (31/8), do secretário municipal de Saúde, Carlos Casartelli, a troca imediata dos aparelhos de Raios X e do tomógrafo do Hospital de Pronto Socorro (HPS). A reivindicação foi feita em reunião extraordinária promovida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Nunes Filho afirmou que os aparelhos do HPS precisam ser substituídos porque estão sem condições de trabalho. “Estive ontem (terça-feira) no hospital e vi que o tomógrafo não funcionava, não foi consertado”, relatou. Segundo o sindicalista, é preocupante também o estado dos Raios-X da instituição, que estariam com vazamento. “Radiação não tem cor, não dói, não tem cheiro, mas faz estragos”, alertou. Conforme Nunes Filho, deveriam ser trocados, no mínimo, dois aparelhos. “As condições de trabalho são insalubres”, contou. “Estamos pedindo socorro.”

Novos equipamentos

O secretário Casartelli admitiu o estado precário dos aparelhos antigos do HPS, alguns instalados em 1944. Disse, porém, que “não são verdadeiros” os relatos de que todos estão estragados e de que há vazamento de radiação. De acordo com Casartelli, os funcionários da Radiologia não recebem carga acima da permitida. Conforme atestou, há empresas contratadas para fazer os laudos da utilização dos equipamentos, com o objetivo de detectar eventuais fugas de radiação. Também informou que os técnicos da Radiologia têm de usar dosímetros para a medição de carga. “Mas o uso do equipamento de segurança é responsabilidade de cada funcionário”, declarou. “Não temos como fiscalizá-los o tempo todo.”

Casartelli garantiu que todos os Raios-X serão trocados e que deverá ser comprado um novo tomógrafo. “Mas é preciso aguardar a licitação”, frisou. “Não somos como o Hospital Moinhos de Vento, que escolhe o aparelho que quer e compra.” O secretário rebateu a afirmação de Nunes Filho sobre o tomógrafo. Segundo ele, o aparelho foi consertado, mas, em 20 dias de uso, já estragou três vezes devido à queima da placa por acúmulo de vômito. A previsão é de que a Siemens, empresa responsável pelo equipamento, instale uma capa de proteção. Casartelli ainda informou que, no dia 12 de setembro, começam reformas no HPS.

O presidente da Cosmam, vereador Dr. Thiago (PDT), disse que estão disponíveis para consulta, na sala das comissões permanentes, os laudos de uso dos aparelhos do HPS, cedidos pelo hospital. Também disse que será marcada, para dentro de 10 dias, uma reunião específica sobre o assunto com representantes dos técnicos em radiologia. Os vereadores Aldacir Oliboni (PT) e Dr. Raul Torelly (PMDB) participaram da reunião de ontem.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)