Plenário

Sociedade Libanesa é homenageada com Diploma Honra ao Mérito

Diploma de Honra ao Mérito à Sociedade Partenon Literário. Na foto, vereador Dr. Thiago
Vereador Dr. Thiago Duarte (DEM) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (8/9) projeto de lei que concede o Diploma Honra ao Mérito à Sociedade Libanesa, de autoria do vereador Dr. Thiago (DEM). A Sociedade foi fundada em 1º de setembro de 1936 pelos presidentes Jorge Helou e Haguel Botomé na Rua Barão do Rio Grande, 10, bairro Boa Vista, com o objetivo de propiciar um espaço para atividades sociais, esportivas, culturais e beneficentes, sem distinção de nacionalidade ou credo político.

Prezando pelo bem-estar das pessoas, a Sociedade arrecadava bens materiais para serem vendidos e repassava os valores aos antigos donos dos objetos, além de permitir a entrada gratuita dos sócios que não possuíam condições financeiras para contribuírem com a Sociedade. Promovendo, assim, a integração entre a colônia libanesa.

Em uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), a entidade criou um curso para o ensino da língua árabe. A sociedade também é responsável pela nomeação do cônsul do Líbano no Rio Grande do Sul, cargo atualmente ocupado por Ricardo Malcon.

Para o autor do projeto, a Sociedade Libanesa de Porto Alegre tem contribuído para o desenvolvimento da cidade, tornando-se referência para o município. “Com uma trajetória promissora nessas sete décadas de existência, conseguiu cumprir, com maestria, a finalidade para a qual foi criada, bem como outras tantas atividades que surgiram ao longo de sua existência”, afirma Thiago.

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)