Plenário

Sofia Cavedon será a primeira procuradora da Mulher na Câmara

Nomeação de Sofia Cavedon (ao microfone) foi formalizada durante a sessão Foto: Ederson Nunes
Nomeação de Sofia Cavedon (ao microfone) foi formalizada durante a sessão Foto: Ederson Nunes (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)
Autora do projeto de resolução que cria, na Câmara Municipal de Porto Alegre, a Procuradoria Especial da Mulher, a vereadora Sofia Cavedon (PT) foi escolhida, na sessão plenária desta segunda-feira (1/6), para ser a primeira titular a assumir o cargo de procuradora especial da Mulher na Casa. A indicação foi entregue por todas as vereadoras ao presidente da Casa, vereador Mauro Pinheiro (PT).

Sofia Cavedon destaca que o órgão já existe em várias Câmaras Municipais do país, em especial, nas capitais brasileiras. “Nossa ideia é que as Câmaras gaúchas somem forças junto à luta nacional contra a violência sofrida diariamente pela mulher e em favor da implementação de instrumentos capazes de servir de apoio e de enfrentamento a essa violência. A proposta também visa apoiar a luta do movimento de empoderamento das mulheres, como a campanha Mais Mulheres na Política.”

Procuradoria na Câmara
 
Sofia enfatiza que a Procuradoria da Mulher na Câmara da Capital terá como missão zelar, fiscalizar, controlar e incentivar os direitos da mulher, criando mecanismos de empoderamento, especialmente, em situações de desigualdade de gênero. Tem como valor o respeito à dignidade da pessoa humana e à diversidade em uma busca permanente pela universalização dos direitos humanos. Representa as mulheres, recebe e encaminha aos órgãos competentes denúncias de violência contra elas.

Trabalha ainda, segundo a vereadora, em favor da aprovação de Projetos de Lei, Projetos de Emenda à Constituição e políticas públicas que venham garantir e ampliar os direitos já conquistados.


Texto: Marta Resing (reg. prof. 5405)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)