Projetos

Sugerido Luiz Carlos Oliveira como nome para campo de futebol amador

Tribuna Popular. Trabalho da Federação Internacional de Educação Física e os dez  anos dos Professores de Educação Física sem Fronteiras no Brasil e no RS. Na foto: ao microfone, vereador João Bosco Vaz
Vereador Bosco no Plenário Otávio Rocha fala no microfone de apartes (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei do legislativo do vereador João Bosco Vaz (PDT) que denomina o campo de futebol existente dentro do Parque Ararigbóia como Luiz Carlos Oliveira. A proposta homenageia o falecido jornalista esportivo também conhecido como Bolinha. De acordo com a proposta, as placas denominativas conterão, abaixo do nome do campo municipal, os seguintes dizeres: Exemplo de trabalho e dedicação ao esporte amador.

Homenageado

Luiz Carlos Pires de Oliveira nasceu em 12 de novembro de 1941, em Porto Alegre, e faleceu aos 73 anos de idade no dia 20 de fevereiro de 2015. Jornalista e policial civil, começou a trabalhar no rádio com quinze anos de idade. Integrou um projeto na Rádio Metrópole, com sede localizada na Avenida Presidente Roosevelt, em Porto Alegre, em que atuava trazendo informações do futebol paulista. Também trabalhou na Rádio Continental em um projeto da Rádio Globo, atuando na área de esportes e jornalismo geral. Após completar o serviço militar, foi trabalhar na Rádio Farroupilha desempenhando as funções de redator e narrador esportivo. Com o fechamento da equipe de esportes, apresentou um programa musical, saindo um ano depois para atuar como repórter e redator na Rádio Difusora.

Convidado por Antônio Augusto, foi para a Rádio Guaíba, e também era setorista do Sport Club Internacional na Folha da Tarde. Na década de 1990, no início do plano Collor, retornou à Companhia Jornalística Caldas Júnior. Tornou-se chefe do departamento de esportes, sendo responsável pela realização das transmissões da emissora, e atuou como plantão esportivo. No mesmo período, integrou a equipe do Correio do Povo. Foi responsável pela contratação de diversos profissionais que ainda hoje trabalham no rádio esportivo do Rio Grande do Sul. Após deixar a emissora, teve uma rápida passagem pela TV Bandeirantes, como redator

Apaixonado por futebol, no começo dos anos 2000 iniciou um projeto que veio a se consolidar no ambiente do esporte amador. Criou um jornal dando atenção ao futebol de várzea de Porto Alegre. O jornalista desempenhou todas as funções. Era redator, repórter, fotógrafo e diagramador. Conhecido no ambiente do esporte amador gaúcho, criou ao final de cada ano o evento Mérito Esportivo Jornal a Voz do Amador, em que homenageava figuras de destaque no esporte amador gaúcho. Com o sucesso da publicação impressa, iniciou uma versão digital do jornal, que seguiu até próximo do seu falecimento.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos:Luis Carlos OliveiraBolinha