Plenário

Suplente da Rede assume e pede manutenção da Secretaria de Esportes

Professor Tovi é formado em educação física e defende investimentos na área

  • Posse do Vereador Professor Tovi, do Partido Rede Sustentabilidade
    Tovi lembrou que sua formação está ligada ao Centro Comunitário da Vila Ingá (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Posse do Vereador Professor Tovi, do Partido Rede Sustentabilidade
    Vereadores Tarciso Flecha Negra e João Bosco Vaz, ambos do esporte, saudaram o suplente Tovi (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Professor de educação física, Júlio César de Souza Gonçalves, cujo nome parlamentar é Professor Tovi, tomou posse nesta quarta-feira (3/5) na Câmara Municipal de Porto Alegre. Suplente da Rede de Sustentabilidade (Rede), Tovi substitui o titular da cadeira, Mauro Pinheiro (Rede), que está em licença até o dia 5. “Estou aqui para defender o esporte e os interesses da população mais necessitada”, afirmou, ao usar pela primeira vez a tribuna do Plenário Otávio Rocha, na sessão ordinária de hoje. “É fundamental que seja mantida a Secretaria Municipal de Esportes”, disse ainda Tovi em seu pronunciamento. 

O professor recordou ter crescido na Vila Ingá, no bairro Passo das Pedras, e destacou o centro comunitário do local como um espaço fundamental em sua formação. “Lá aprendi vários esportes e sei da importância desse centro na minha vida e na de várias crianças”, salientou. “Investir em políticas públicas para o esporte não é gasto, é investimento. Significa investir em educação, ajudando a formar o cidadão e a prevenir o recrutamento de jovens pelo crime organizado”, salientou Tovi. “Não podemos deixar a população sem amparo. Faço um apelo para que a Secretaria Municipal de Esportes seja mantida”, repetiu o vereador.

Na Câmara, Tovi revelou que deverá protocolar projetos que possibilitem a participação de pessoas com necessidades especiais em atividades esportivas, bem como proposta alterando o Proesportes - Lei municipal de incentivo ao esporte que possibilita a realização de projetos, após avaliação por parte do Conselho Municipal do Desporto (CMD) -, de modo a serem beneficiadas mais modalidades.  

Texto: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)