Interior

Tapera vai exibir exposições do Memorial da Câmara

Prefeitura de Tapera visita Memorial. Na foto, da esquerda para a direita, a Diretora de Cultura e Turismo de Tapera, Kelly Cunha e o Vice-Prefeito de Tapera, Jorge Luiz de Quadros.
O vice-prefeito e a diretora de Cultura e Turismo de Tapera com Barcellos (d) (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

Tapera é o mais novo município a firmar parceria com a Câmara Municipal de Porto Alegre para exibir as exposições itinerantes do Memorial da Casa. Na quinta-feira (2/3), estiveram na Seção o vice-prefeito de Tapera, Jorge Luiz de Quadros, e a diretora de Cultura e Turismo, Kelly Cristina Lopes, que foram recebidos pelo pesquisador Jorge Barcellos.  “Acompanhamos o trabalho do Memorial desde o ano passado e construímos uma relação de exposições que gostaríamos de levar para o nosso município”, afirmou Kelly.

Os visitantes contaram que Tapera recentemente inaugurou seu Centro de Eventos, com Biblioteca Pública, quatro salas multiuso, banheiros, auditório e mezanino, totalizando cerca de 4.002m² cobertos. “Vamos utilizar muito as exposições do Memorial para nossa programação cultural no Centro de Eventos”, declarou o vice-prefeito do município do Norte do Estado, que tem cerca de 10 mil habitantes. Quadros e Kelly levaram a mostra História do Trabalho da Mulher, para ficar montada durante todo o mês de março. Para abril, eles já reservaram a exposição sobre Lupicínio Rodrigues, que fará parte de um evento sobre música.

Responsável pelo projeto de Exposições Itinerantes do Memorial, Jorge Barcellos afirmou:  “Quando exposições itinerantes visitam o Interior, é o trabalho do Legislativo de Porto Alegre que fica em evidência, servindo de exemplo e ajudando na educação de adultos e crianças. É a valorização que o parlamento faz da cultura e que toda instituição pública deve preservar. Todos saem beneficiados”. 

Barcellos lembrou que as exposições itinerantes, estruturadas em banners, são emprestadas a escolas e instituições mediante agendamento pelo telefone (51) 3220-4187 ou 3220-4318. Prefeituras e Câmaras de diversos municípios do Interior são parceiros deste projeto do Memorial. A lista de títulos pode ser acessada em em http://memorial.camarapoa.rs.gov.br

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)