Plenário

Técnicos de nutrição e dietética são homenageados

Proposta pelo vereador Engenheiro Comassetto (PT), homenagem ocorreu no período de Comunicações.

  • Homenagem a Srª Flávia Santini Volkmer, primeira Técnica de Nutrição e Dietética registrada no Conselho Regional de Nutricionistas da 2ª Região. Na foto: Rosana Carolo (Conselho Regional de Nutricionistas da 2ª região) e Flávia Santini Volkmer
    Flávia Volkmer e Rosana Carolo (e) falaram em nome dos profissionais (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Homenagem a Srª Flávia Santini Volkmer, primeira Técnica de Nutrição e Dietética registrada no Conselho Regional de Nutricionistas da 2ª Região. Na foto: Vereador Engenheiro Comassetto
    Comassetto propõe a criação do Dia Municipal dos Técnicos em Nutrição e Dietética (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A técnica de nutrição e dietética Flávia Santini Volkmer e os demais profissionais da área foram homenageados nesta segunda-feira (27/6), no Período de Comunicações, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre. Flávia foi a primeira técnica a ser registrada no Conselho Regional de Nutricionistas do Rio Grande do Sul.

O proponente da homenagem, vereador Engenheiro Comassetto (PT), afirmou que o período teve "por objetivo trazer o debate do reconhecimento dos técnicos em nutrição; que saiam da invisibilidade e que se desenvolvam cada vez mais”. O vereador também citou o projeto, de sua autoria, de instituir o dia 27 de junho como Dia Municipal dos Técnicos em Nutrição e Dietética, e o de autoria da deputada federal Érika Kokay (PT), que visa a regulamentar a profissão. Os vereadores Jussara Cony (PCdoB), Fernanda Melchionna (PSOL), Tarciso Flecha Negra (PSD) e Idenir Cecchim (PMDB) parabenizaram o vereador pela iniciativa.

Rodrigo Maroni (PR) também reforçou a importância do trabalho dos técnicos em nutrição e dietética: “As pessoas ensinam e aprendem a comer mal, mas a comida é estruturante, assim como a água e o sono”. O vereador Prof. Alex Fraga (PSOL) declarou aos profissionais que a saúde é um sistema complexo e deve ser debatido. "O trabalho de vocês garante qualidade de vida”, afirmou.

Flávia Volkmer ressaltou que, acima de tudo, “a homenagem é a uma categoria e não a um profissional”. Rosana Carolo, técnica e professora, questionou o nome do Conselho - em que só se citam os nutricionistas e não os técnicos – e declarou apoio ao projeto de Comasseto: “Vamos apoiar esse PL que o vereador está propondo e regulamentar essa profissão tão importante”, defendeu.

Em seu pronunciamento, Luciano Marcantônio (PTB) citou a atuação dos profissionais junto ao programa Restaurante Popular. “O projeto foi potencializado através do trabalho de nutricionistas e técnicos em nutrição”, disse. Dr. Thiago (DEM) fez menção à importância dos mesmos para os pacientes bariátricos. “Os nutricionistas são fundamentais no processo de recuperação”, afirmou o vereador. Já Airto Ferronato (PSB) elogiou a luta pela obtenção do registro profissional pelos técnicos em nutrição e dietética. “A regulamentação e a busca pelo registro têm nosso total apoio”, frisou.

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
           Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)