Plenário

Theatro São Pedro recebe homenagem pelo transcurso dos 160 anos

  • Período de Comunicações em homenagem aos 160 anos do Theatro São Pedro. Na foto, o presidente da Fundação, Antônio Hohlfeldt
    Hohlfeldt dirige o São Pedro (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Período de Comunicações em homenagem aos 160 anos do Theatro São Pedro. Presença do presidente da CMPA, Valter Nagelstein, com o presidente da Fundação, Antônio Hohlfeldt, e o presidente da Associação Amigos do Theatro São Pedro, José Roberto de Moraes
    Câmara prestou reconhecimento ao espaço cultural fundado em 1858 (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

 A Câmara Municipal de Porto Alegre dedicou o período de Comunicações, da sessão ordinária desta segunda-feira (25/6), ao transcurso dos 160 anos do Theatro São Pedro. A homenagem foi proposta pela Mesa Diretora da Casa. O presidente da Fundação Theatro São Pedro, Antônio Hohlfeldt, e o presidente da Associação dos Amigos do Theatro São Pedro, José Roberto Diniz de Moraes, destacaram a importância da instituição para a cultura da cidade. 

“Mais que do que funcionários, somos todos militantes”, disse Antônio Hohlfeldt ao explicar o sentimento de quem trabalha no local. Durante seu discurso, ele comentou a rotina do espaço, a qual envolve uma série de fatores para realização de um espetáculo. Neste período, por exemplo, Antônio Hohlfeldt detalhou a requisição de datas para as apresentações do ano que vem. De acordo com ele, o adiantamento serve para que o espaço possa articular toda a infraestrutura necessária para as atrações. “Ter um teatro não é só o passo da criação, mas uma constante manutenção e acompanhamento”, sintetizou. Ao fazer um breve resgate da história da instituição, o presidente da fundação contou que, em 1858, ano em que o Theatro São Pedro foi entregue à comunidade após a conclusão de suas obras, era o único espaço de referência cultural em Porto Alegre.

Sobre Eva Sopher, ex-presidente do São Pedro que ficou conhecida por "Dona Eva", Hohlfeldt falou do carinho e do cuidado que ela tinha com o teatro, local que tinha como sua casa. A proximidade entre o público e o espetáculo que a estrutura do teatro proporciona foi outro ponto destacado por Hohlfeldt. "Quando a gente está com o teatro lotado, gera uma proximidade, que é uma das coisas que faz com que todos os artistas se emocionem". Para ele, isso explica a mágica do teatro. Atualmente, o presidente da fundação defendeu alguns ajustes na manutenção do espaço para continuidade do trabalho, tais como troca do ar-condicionado e das poltronas e adaptação de novas tecnologias. "O teatro é um equipamento da cidade de  Porto Alegre", concluiu. 

Para o presidente da Associação dos Amigos do Theatro São Pedro, o teatro é um desafio permanente. "A Dona Eva, na realidade, deixou uma herança para todos nós. Ela estabeleceu uma cultura de cuidados dentro da casa que perpassa desde o vigilante, o pessoal de apoio, até o pessoal de planejamento", disse José Roberto. Em sua convicção, a mágica do teatro é conseguir conservar o espaço como se fosse novo, mesmo que esteja sendo usufruído em todos os dias da semana.

Ele também falou a respeito do Multipalco, projeto lançado por Eva Sopher. Ao defender a continuação das obras do Multipalco, ele pediu apoio dos parlamentares para que o local se torne um local propositivo, uma vez que oportunizará o resgate do Centro Histórico da cidade. "É uma obra que terá importância turística para a cidade. Que está colaborando para uma visão ecológica", disse ao citar o telhado verde já implementado. A rede hidráulica e placas de captação de energia solar para diminuição de custos também foram propostas defendidas por ele. Ainda segundo José Roberto, mais de 90 associados são ativos na casa. "Graças a eles estamos aqui. Precisamos do apoio dessa Câmara, no sentido de nos olhar com todo o carinho possível", completou. 

Vereadores

Os vereadores também se manifestaram sobre a homenagem ao Theatro São Pedro.

Moisés Barboza (PSDB) disse que frequentou muito o Theatro São Pedro com sua família. Nascido em São Borja, o vereador é morador do Centro Histórico da capital e lembrou que esteve no teatro e no Multipalco por frentes parlamentares. Barboza elogiou Antônio Hohlfeldt e disse que ele é “um exemplo de homem público e também um exemplo muito grande na vida pessoal”. O parlamentar afirmou ainda que foi Hohlfeldt quem o incentivou a ser vereador, mesmo com a contrariedade da família. (ML)

Professor Wambert (PROS) subscreveu as palavras de Moisés Barboza sobre Antônio Hohlfeldt, constatando sua lisura e postura íntegra. Wambert elogiou Hohlfeldt por, mesmo como vice-governador na gestão de Germano Rigotto, não ter deixado a sala de aula. O vereador afirmou que a política não é uma profissão nem uma carreira, mas sim um serviço. O parlamentar ainda reafirmou o compromisso da Câmara Municipal com o Theatro São Pedro, pela sua importância para a cidade. (ML)

Dr. Goulart (PTB) dedicou um poema para o Theatro São Pedro e para sua bancada: "Eu sou um homem de teatro/ Eu sempre fui e sempre serei um homem de teatro / Aquele homem que espelha sua vida nesses metros de tablado, esse é um homem de teatro/ E, por isso, mensageiro do canto eu me apresento/ sem marcas ou cicatrizes/ Limpas as mãos, minha alma limpa/ E espelho a minha palavra com a força de um documento/ Para distrair pessoas já de si tão desatentas, eu não canto/ Eu só canto quando brilha, nos olhos de quem me ouve, a esperança". (ML)

Adeli Sell (PT) afirmou que Hohlfeldt é uma marca em sua vida. O vereador afirmou que, se tem alguém que escreve sobre teatro e entende do assunto, esse alguém é Hohlfeldt. O parlamentar disse que há muito a se fazer pelo Theatro São Pedro. Acrescentou que a instituição precisa do apoio da Casa e de todos os vereadores. (ML)

“Nestes tempos em que as pessoas públicas são frequentemente atacadas, é lisonjeante ver que temos alguém íntegro à frente de uma entidade cultural tão importante. Acreditar e cuidar da cultura é permitir que novas gerações não vivam sob as trevas do anonimato e analfabetismo cultural“, disse Comandante Nádia (MDB). Segundo ela, os vereadores não têm somente o papel de estimular a arte e a cultura. "Mais do que isso, têm o compromisso de defender estas iniciativas." (AM)

 Texto de: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo) 
                   Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
                   Alex Marchand (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)