Sessão Solene

Themis é homenageada por seus 25 anos de luta pelas mulheres

  • Sessão Solene de outorga da Comenda Porto do Sol à Themis - Gênero, Justiça e Direitos Humanos.
    Solene conferiu Comenda Porto do Sol pelo trabalho que vem sendo realizado há 25 anos (Foto: Andielli Silveira/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga da Comenda Porto do Sol à Themis - Gênero, Justiça e Direitos Humanos.
    Mulheres acompanharam a homenagem no Plenário Otávio Rocha (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

Em uma sessão solene repleta de mulheres na tarde desta sexta-feira (22/6), a Themis – Gênero, Justiça, Direitos Humanos recebeu a comenda Porto do Sol da Câmara Municipal de Porto Alegre em reconhecimento aos seus 25 anos de atuação. Segundo a proponente e presidente da sessão, vereadora Sofia Cavedon (PT), a entidase surgiu no intuito de empoderar as mulheres através de conhecimento, mobilização e acesso a democracia.

A vereadora destacou, também, o apoio da Themis para a construção do espaço político da Procuradoria Especial da Mulher da CMPA, que, segundo ela, vem crescendo em importância e agregando às vereadoras da Câmara maior respeitabilidade. Para ela, a organização oferece às mulheres o que lhes foi negado secularmente, dotando-as de autonomia e conhecimento capaz de mudar as suas e as vidas em seu entorno.

Sofia falou ainda sobre a atual situação política, em que são crescentes os ataques à educação de gênero, como no Plano Municipal de Educação e no Escola sem Partido. Segundo ela, mesmo com a grande mobilização de mulheres contra esses e outros retrocessos, a violência à mulher não teve seus números reduzidos. “Que a Themis empodere as mulheres para que cheguemos na sociedade de iguais e realmente democrática que sonhamo”, concluiu.

Themis

Criada por um grupo de advogadas e cientistas sociais feministas em 1993, a Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos busca enfrentar a discriminação contra mulheres no sistema de justiça, facilitando o seu acesso. Para isso, promove os programas de formação de Promotoras Legais Populares e Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs). A organização teve envolvimento, também, com o desenvolvimento da Lei Maria da Penha e da Lei sobre o feminicídio.

Andrea Nocchi, presidente da Themis, contou que, quando da implantação da organização, o Brasil parecia ter iniciado uma caminhada definitiva por uma estrada democrática. “A Themis ajudou, com muitos movimentos sociais, a construir os instrumentos políticos e de acesso à justiça que viabilizaram a construção democrática de um acesso mais igual e plural à justiça”, contou.

Segundo ela, a instituição já formou mais de 500 mulheres no programa de Promotoras Legais Populares, que é referência nacional e internacional. “Empoderadas, essas mulheres começaram a ajudar uma às outras e aprenderam o poder da escuta e das suas vozes. ” Para ela, enquanto houver violação de direitos, haverá luta e resistência para que nenhuma mulher fique para trás.

Compuseram a mesa da homenagem, a ex-ministra da Secretária de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci; a deputada federal Maria do Rosário(PT/RS); a corregedora geral da Defensoria Pública, Adriana Herve Chaves Barcelos e a presidente do Comdim Porto Alegre, Neusa Heinzelmann. A vereadora Fernanda Melcionna (PSol) acompanhou a homenagem.

Texto: Adriana Figueiredo (estagiária de Jornalismo)

Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)