Plenário

Título de Cidadã será concedido à lider comunitária Marli Medeiros

Vereador Alberto Kopittke na tribuna fala sobre sua atuação como secretário municipal de Canoas
Vereador Alberto Kopittke (PT) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou nesta segunda-feira (19/12) Projeto de Lei nº 294/15, de autoria do vereador licenciado Alberto Kopittke (PT), que prevê a concessão do título de Cidadã de Porto Alegre à líder comunitária e ex-catadora de lixo Marli Aires Medeiros. Segundo Kopittke, a proposta visa homenagear uma mulher, mãe, guerreira e cidadã: "Marli Aires Medeiros é um exemplo mundial quando o assunto é mudança social".

Nascida na cidade de Alegrete, morava numa comunidade ribeirinha na região da campanha e se mudou para Porto Alegre aos 24 anos, buscando melhores condições de vida para sua família e um futuro melhor para suas filhas. Foi morar no bairro Bom Jesus e trabalhou para a comunidade agindo em defesa de outras mulheres. Posteriormente, organizou um grupo de moradoras e fundou o Clube da Mulher. Formou-se promotora legal popular e fundou o Centro de Educação Ambiental (CEA), um centro comunitário com espaço para creche, para atividades artísticas, esportivas, culturais, de lazer, de qualificação profissional, de educação ambiental e de assistência social, jurídica e psicológica às crianças, aos adolescentes, aos jovens, aos adultos e aos idosos moradores da Vila Pinto e de comunidades próximas.

Dentre os prêmios recebidos por Marli Aires Medeiros, podemos citar: Responsabilidade Social, Direitos Humanos, Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social do RS, Relevantes Serviços Prestados à Comunidade, Prefeitura Municipal de Porto Alegre-RS, Instituto Socioambiental – São Paulo-SP –, As Cinquenta Mais do RS, Mulheres Negras que Fizeram e Fazem a História de Porto Alegre-RS; Rotary Clube – Montevidéu, Uruguai –, Mulher Cidadã, Assembleia Legislativa do RS, Destaque Comunitário, Líderes e Vencedores, Federasul, Amiga da Cidade, Prefeitura Municipal de Porto Alegre-RS, entre outros.

Assessoria de Imprensa CMPA
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)