Plenário

Título de Cidadão será concedido ao comandante do 20º BPM

Vereador José Freitas na tribuna do plenário
Vereador José Freitas (PRB) (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta quinta-feira (1/12), projeto de lei, de autoria do vereador José Freitas (PRB), que concede o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao tenente-coronel Egon Marques Kvieinski, comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar. Para o vereador, o militar “é um profissional dedicado às causas comunitárias e acredita na preservação da ordem pública”.

Egon Marques Kvieinski nasceu em 13 de março de 1969, em Porto Alegre, e ingressou na Brigada Militar em 1988, concluindo o curso superior de formação de oficiais em 1991. Atualmente, é tenente-coronel do quadro de oficiais do Estado-Maior e comanda o 20º BPM, que atende aproximadamente 350 mil pessoas em Porto Alegre. Ele é formado em Direito no Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) e se especializou em segurança no trânsito pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em direito público pela Escola da Magistratura Federal e no curso avançado de administração da Polícia Militar pelo Centro Universitário Metodista IPA.

Segundo Freitas, o profissional “se preocupa com o bem-estar, a motivação e a valorização do seu efetivo e proporcionou bolsas para os militares do seu batalhão”. "E é obstinado na busca de estratégias para prevenção da violência e criminalidade”, tendo desenvolvido o programa de educação Aluno Cidadão, que busca proporcionar novas perspectivas de vida e afastar os alunos do tráfico de drogas. O programa foi criado em 2013 e atende cerca de 2 mil estudantes das escolas municipais e estaduais da Zona Norte de Porto Alegre.

Além disso, o comandante implantou um sistema de gestão de emprego efetivo, que reduziu o retrabalho e otimizou o emprego dos recursos disponíveis na corporação, reduzindo, neste ano, cinco dos seis indicadores de criminalidade na área do 20º BPM.

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)