Plenário

Transcurso dos 71 anos da República Italiana é celebrado na Câmara

Vereador Idenir Cecchim propôs homenagem realizada no período de Comunicações

  • Movimentação de Plenário. Na foto, o vereador Idenir Cecchim (C).
    Vereadores confraternizaram com Nicola Occhipinti (gravata azul) no Plenário Otávio Rocha (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Período de Comunicações em Homenagem aos 71 anos da Instauração da República Italiana. Na foto, vereadores Mauro Pinheiro e Idenir Cecchim entregam homenagem ao cônsul italiano em Porto Alegre, Nicola Occhipinti
    Vereadores Mauro Pinheiro (e) e Cecchim com o cônsul-geral da Itália Nicola Occhipinti (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O transcurso dos 71 anos da instauração da República Italiana, celebrados no último dia 2 de junho, foi tema do período de Comunicações na Câmara Municipal de Porto Alegre, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (12/6). Para a homenagem, proposta pelo vereador Idenir Cecchim (PMDB), o Legislativo recebeu o cônsul-geral da Itália na Capital, Nicola Occhipinti. 

Em seu pronunciamento, Cecchim elogiou a atuação de Occhipinti à frente do consulado. “Essa homenagem também é ao senhor, pelo esforço que faz para agregar e unir os italianos que vivem no Rio Grande do Sul”, disse o vereador, dirigindo-se ao cônsul. Idenir Cecchim também fez menção à história e ao surgimento do sistema republicano no país europeu. “O processo aconteceu do modo menos traumático possível: o voto popular”, relatou. 

Após a manifestação de Cecchim, o cônsul-geral recebeu um diploma da Câmara em homenagem à data celebrada. Ao fazer uso da palavra, Nicola Occhipinti se disse lisonjeado e gratificado pelo carinho recebido por parte dos vereadores. “Essa celebração é o mínimo que os gaúchos com descendência italiana merecem, pois sua contribuição é determinante no desenvolvimento do estado”, declarou. Para Occhipinti, a Itália deve valorizar cada vez mais seus cidadãos e descendentes gaúchos. “Precisamos estimular a promoção cultural, parceiras econômicas e ampliar o reconhecimento de cidadanias”, afirmou o cônsul.

Também reforçaram a homenagem em apartes os vereadores João Carlos Nedel (PP), Comandante Nádia (PMDB), Marcelo Sgarbossa (PT), Reginaldo Pujol (DEM), João Bosco Vaz (PDT), Rodrigo Maroni (PR), Roberto Robaina (PSOL), Tarciso Flecha Negra (PSD) e Paulinho Motorista (PSB).

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)