Sessão solene

Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre é entregue à CEEE-D

Sessão Solene de outorga do Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre à Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica - CEEE-D
Paulo de Tarso Pinheiro Machado recebeu diploma concedido pela Câmara, em homenagem proposta por Paulo Brum (c) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica – CEEE-D recebeu, na tarde desta terça-feira (27/3), o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre, no Plenário Otávio Rocha do Legislativo. A sessão solene - presidida pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM) - foi proposta por Paulo Brum (PTB), com o objetivo de homenagear a empresa pelos serviços prestados ao longo dos anos de atuação na cidade e no estado gaúcho.

Em seu discurso, Brum expressou seu agradecimento pessoal à empresa e também a importância dela nos serviços prestados à população. “Toda a minha gratidão à CEEE e à família eletricitária”, disse ao relatar o acidente de carro que sofreu em 1976, no qual o deixou deficiente físico. Para o vereador, a empresa foi de grande ajuda na sua volta para o convívio social, após longos anos de recuperação. Ele também contou que recebeu em seu gabinete um manifesto elaborado por funcionários da companhia elétrica. “Fazem um grito de socorro para que não deixemos vender nossa CEEE.” De acordo com ele, a categoria elencou diversos motivos contra a possibilidade de privatização, como os recursos gerados pela própria empresa, a não utilização do caixa único do Estado, o reinvestimento de lucros obtidos pela empresa ou entregues ao acionista majoritário para uso nas utilidades básicas e políticas públicas do Estado. Segundo o vereador, a instituição potencializa o desenvolvimento do Estado como um todo, objetivo que, para ele, não consta verdadeiramente nos planos das empresas privadas. Brum ainda acredita que o lucro seja ampliado nos próximos anos e que a venda geraria prejuízos aos cofres públicos. “A CEEE é uma empresa gaúcha a serviço do povo do Rio Grande do Sul. Vida longa à CEEE para o bem de todos os gaúchos.” 

Ao fazer uso da palavra, o presidente da CEEE, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, afirmou ser uma imensa satisfação receber o reconhecimento do Legislativo. “Cabe aqui agradecer a esta Casa, que consideramos o pilar central da nossa cidade, da democracia e dos interesses de toda a sociedade.” Em agradecimento especial ao vereador Paulo Brum pela homenagem, Machado contou que a ocasião ocorreu em momento importante para a empresa. “No mesmo dia em que anunciamos nosso balanço econômico (2017), conforme a missão legal e corporativa.” Durante seu pronunciamento, ele contou que a estatal vem alcançando bons resultados, indicando como destaque o cumprimento da cláusula do contrato de concessão com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que estabelecia como requisito, um resultado positivo em relação à redução de prejuízos. “Eu diria que estamos aqui para comemorar”, declarou o presidente da companhia, que aproveitou para celebrar o momento e parabenizar todo o corpo técnico da empresa.

Ele ressaltou também a capacidade da CEEE em superar dificuldades financeiras do grupo. A fim de salientar o significado do prêmio municipal, Machado ainda contou que a empresa completa 75 anos e que o setor obteve uma evolução de 119% de crescimento. Conforme dados relatados por ele, o valor total de investimento em 2017 foi de R$ 211 milhões, culminando em 14 novos empreendimentos, subestações e linhas de transmissão. Para Machado, as conquistas não ficam apenas no campo econômico. A qualidade da prestação de serviços aos clientes também apresentou melhoria no desempenho de atendimento em tempo médio de clientes sem energia. "O resultado de investimentos refletiu na percepção e satisfação de clientes. De acordo com a Aneel, a CEEE conquistou o quarto lugar entre todas as distribuidoras de energia do país.  

O evento também contou com a presença do secretário adjunto de Minas e Energia do Rio Grande do Sul, José Francisco Pereira Braga e o presidente da Fundação CEEE de Seguridade Social, Rodrigo Sisnandes Pereira. 

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)