Plenário

Troféu Câmara Municipal é proposto à Polícia Civil

Vereador Delegado Cleiton
Vereador Delegado Cleiton (PDT) (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

Está em tramitação no Legislativo municipal o projeto de lei nº 02652/16, de autoria do vereador Delegado Cleiton (PDT), que concede o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre à Polícia Civil do Rio Grande do Sul. 

Criada em 3 de dezembro de 1841 pelo Imperador Dom Pedro II, quando o estado ainda era conhecido como Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, a Polícia Civil teve Manoel Paranhos da Silva Veloso como o primeiro Chefe de Polícia. Ao longo dos anos, a instituição foi se adaptando às novas demandas da sociedade gaúcha, aumentando a estrutura e o número de colaboradores. Assim, foi formada em 23 de dezembro de 1970 a primeira turma de policiais femininas e, 17 anos depois, as primeiras três delegadas do estado.

A PC/RS exerce as funções de polícia judiciária, apurando infrações penais, determinando a realização de exames periciais zelando pela ordem e segurança pública e promovendo ou participando de medidas de proteção à sociedade e ao indivíduo. A Polícia é formada por vários departamentos: Academia de Polícia Civil do RS (Acadepol); Departamento de Polícia do Interior (DPI); Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) ; Departamento de Administração Policial (DAP); Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca); Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic); Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc); Departamento de Tecnologia da Informação Policial (DTIP); Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP); Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE); Corregedoria - Geral da Polícia Civil (Cogepol); Divisão de Assessoramento para Assuntos Institucionais e Direitos Humanos (DAAI); e Conselho Superior de Polícia (CSP).

Conforme o Delegado Cleiton, a Civil possui “mais de 170 anos de serviços prestados à população gaúcha na proteção da vida e do patrimônio, na preservação da ordem e da paz públicas e na garantia de direitos individuais e coletivos de toda a sociedade”. Além disso, a instituição sempre foi comandada “por valorosos policiais e delegados, com honrosa militância pela causa e com o mais profundo respeito às leis e ao Estado Democrático de Direito”.

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (Reg. Prof. 6062)