Presidência

Trogildo é recebido por Sartori para falar sobre segurança

Audiencia com o Governador.
Governador prometeu acolher demandas de Trogildo (d) (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Cassio Trogildo (PTB), foi recebido na tarde desta quinta-feira (12/5) pelo governador José Ivo Sartori no Palácio Piratini. Na reunião, o presidente do Legislativo apresentou a Sartori o Comitê Metropolitano de Segurança, constituído pela Câmara e pelas seguintes instituições: Fórum Latino Americano de Defesa do Consumidor (FEDC), Associação dos Juízes do RS (Ajuris), Associação dos Delegados de Polícia do RS (Asdep), Associação dos Comissários de Polícia (ACP), Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (Abamf), Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar e Bombeiros do RS (ASSTBM) e Parlamento Metropolitano da Grande Porto Alegre.

Trogildo destacou que a segurança pública tem sido o centro das discussões em diversos setores da sociedade. “O objetivo do Comitê Permanente de Segurança é formarmos um Plano Integrado de Segurança para toda a Região Metropolitana, por meio de reuniões mensais com a participação de especialistas, com experiência nacional e internacional em segurança pública, que apresentarão suas experiências no combate à violência”, explicou, ressaltando o desejo de que Sartori seja parceiro da iniciativa. “Juntos poderemos traçar um diagnóstico e um plano para começar a mudar a realidade de insegurança que vivemos na atualidade”, disse o vereador.

Ainda sobre a segurança, Trogildo sugeriu alteração na Lei n.º10.297, de 16 de novembro de 1994, que dispõe sobre o Corpo Voluntário de Militares Estaduais Inativos da Brigada Militar, e na Lei nº 10.916, de 3 de janeiro de 1997, que dispõe sobre a Gratificação Especial de Retorno à Atividade. “A proposta pretende incluir, entre as situações previstas para atuação do Corpo Voluntário, as atividades de policiamento nos poderes Legislativos e Executivos municipais, com o intuito de viabilizar a integração de esforços entre as prefeituras do Estado, nas atividades preventivas de segurança pública, proporcionando, assim, melhores serviços à população", concluiu. 

O governador acolheu as duas demandas, colocando todos os órgãos de segurança pública do Estado à disposição para participar das reuniões do Comitê Metropolitano de Segurança. Sartori ainda pediu que sua assessoria analise a proposta de alteração da lei que diz respeito ao retorno à atividade de  militares estaduais inativos.

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)