FRENTUR

Turismo Náutico depende do desassoreamento do Guaíba

O presidente da Frente Parlamentar do Turismo (Frentur), Vereador João Carlos Nedel, reuniu-se com o Ministério Público para falar sobre o desassoreamento do Lago Guaíba. A intenção é incentivar o turismo náutico de Porto Alegre, através da retirada da areia em alguns trechos dos 85 km que ligam o centro de Porto Alegre à divisa com a Lagoa dos Patos, para criar novas rotas e possibilitar que os barcos atraquem em mais pontos do trajeto.

De acordo com Nedel, esta é uma demanda antiga da Associação do Turismo Náutico do Rio Grande do Sul (Atun RS), que há anos luta para que as embarcações tenham mais rotas de navegação e mais pontos de parada. “Hoje nós temos seis barcos de turismo. O que é pouco, se pensarmos no potencial que o Guaíba tem. Imaginem quantas rotas turísticas poderiam ser criadas até as ilhas... Mas isso só será possível se o lago tiver mais condições de navegação ”.

Atualmente, das três paradas existentes na Cidade, apenas uma está funcionando, a do Cais Mauá. O píer de Ipanema foi destruído e o embarcadouro do Gasômetro, interditado desde 2015 pelas obras de revitalização da Orla, será liberado em dezembro, após pedido feito pelo Vereador Nedel ao Prefeito Marchezan. O restante daquele trecho da Orla só será entregue em fevereiro de 2018. Com a reabertura do ancoradouro, os barcos voltarão a funcionar normalmente, já que a maioria estava parada, por não conseguir atracar no Cais ou pela falta de visibilidade do local, que diminuiu o número de passageiros.

O MP informou que um estudo de zoneamento está sendo feito pela Secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA) para que a área de mineração possa ser liberada, novamente, para a extração da areia. Sem o estudo, a mineração continua sendo proibida. O Vereador Nedel disse que irá acompanhar o andamento da análise, para que seja viabilizada, o quanto antes, a retirada da areia e o consequente desassoreamento do Guaíba.