Homenagem ao Projeto TampArt

Ubiratan Fernandes receberá o Título de Cidadão de Porto Alegre

Vereador Moisés Barboza indica Ubiratan Fernandes ao Título de Cidadão de Porto Alegre

Ubiratan Fernandes
Ubiratan Fernandes idealizador do projeto TampArt

Na sessão plenária do dia 24 de junho de 2019, foi aprovado o projeto de Lei nº 1.409/18 de autoria do Vereador Moisés Barboza (PSDB) que concede o Título de Cidadão de Porto Alegre ao artista plástico Ubiratan David Sanches Fernandes.

Ubiratan Fernandes é natural de Santana do Livramento (RS) e mora na Capital desde 1975. É pós-graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e foi o idealizador do "Projeto TampArt".

O Projeto TampArt tem como escopo a arte sustentável, com a utilização de tampinhas de garrafas pet e de outras embalagens e com o intuito de retirá-las de circulação na natureza. A proposta é o desenvolvimento de oficinas lúdicas, com o objetivo de aliar arte, sustentabilidade e conscientização acerca do descarte correto do lixo, evitando a poluição do ambiente natural, como o dos oceanos, por exemplo, que causa danos e morte de peixes, aves e outras espécies vivas.

 No posicionamento do projeto, o artista argumenta que precisamos ter em mente que os recursos naturais também pertencem às próximas gerações, não podendo ser admitida a falta de debate sobre sustentabilidade, reciclagem e preservação ambiental. 

 O Projeto Tampart iniciou em 2015, com o recolhimento de tampinhas em seis escolas de Porto Alegre, contando também com a colaboração de voluntários. Em apenas seis meses, foram arrecadadas mais de 520 mil tampinhas plásticas. Recentemente, o projeto criou uma obra com 170 mil tampinhas, incluindo um painel e a escultura de uma onda, que ficou em exposição na Usina do Gasômetro em Porto Alegre, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da preservação da natureza.

 

Formação Acadêmica e Participações 

O homenageado é autodidata em desenho e escultura e possui a seguinte formação:

- curso com Claudio Martins Costa, no Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (1981);

- estudos de escultura com Ana Petini (1988);

- estudos de pintura com Vera Wildner (1989); e

- estudos de pintura e desenho na faculdade de Belas Artes de Barcelona, orientado pelo professor e artista Albert Gonzalo (1991 e 1992).

 Participou das seguintes exposições coletivas:

- de escultura (1981, 1982 e 1983) e de pintura (1989), de final de ano, do Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre;

- de pintura do Teatro de Câmara de Porto Alegre (1990);

- de pintura do projeto Brasil – Espanha no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (1994);

- de pintura na Feira do Livro (1996);

- de esculturas no Paço Municipal (2009); 

- do Centro Cultural Brasileiro Norte-Americano (2010); e

- de esculturas, intitulada “A Casa”, no Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), em Porto Alegre (2010).

 Exposições individuais:

- desenhos no Atelier do Artista, em Porto Alegre (1986),

- desenhos no Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (1987);

- pinturas no Centro Pasatge, em Barcelona, Espanha (1991);

- pinturas no Centro Brasil – Espanha, em Porto Alegre (1993);

- pinturas no Centro cultural Yazigi em Porto Alegre (1998);

- pinturas na Galeria Arte Fato, em Porto Alegre (2005);

- pinturas na Jadite Gallery, em Nova York (2006);

- pinturas, na Nicola Interiores Galeria, em Caxias do Sul (2008); e

- pinturas no Centro Cultural Contextura, em Porto Alegre (2011).

 

Manifestação do autor sobre o Projeto de Lei 

Para o Vereador Moisés Barboza, Ubiratân representa com sua arte a verdadeira essência educação, unindo arte, sustentabilidade e a percepção do ambiente que vivemos: "Com esta importante trajetória e contribuição à cultura porto-alegrense, rio-grandense e brasileira, propomos a concessão do Título de Cidadão de Porto Alegre ao artista plástico Ubiratan Fernandes, com a inteção de reconhecer sua grande contribuição para a formação de cidadania de crianças e jóvens de Porto Alegre. A conciência sobre arte e sustentabilidade ficam representadas em suas obras físicas e no legado deixado em cada um que além de apreciar, participa da criação das obras".