Cosmam

UBS Jenor Jarros pede ampliação de espaço

Visita da COSMAM a Unidade Básica de Saúde Jenor Jarros.
Falta espaço na UBS, dizem servidores (Foto: Henrique Ferreira Bregão)

O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador André Carús (PMDB), realizou nesta quarta-feira (10/5) visita à Unidade Básica de Saúde (UBS) Jenor Jarros, que pertence à Gerência Distrital Norte, no Eixo Baltazar. O objetivo foi de ouvir os servidores e a população local, que reivindica pela ampliação do espaço.

Carús identificou junto aos servidores que a construção de uma nova unidade no local seria o ideal para comportar os 3.200 atendimentos realizados mensalmente. Segundo a coordenadora da UBS, enfermeira Midian Leia dos Reis Machado, a unidade possui oito servidores, sendo um médico, quatro agentes comunitários, um enfermeiro e dois técnicos, e o local de atendimento torna-se apertado para os servidores executarem suas funções. “Existe um terreno ao lado da UBS que pertence à Prefeitura e que poderíamos ampliar a unidade, tendo a possibilidade de trazermos mais três equipes. O projeto para o novo prédio já está pronto e foi demandado no Orçamento Participativo através da comunidade, porém faltam recursos financeiros para a construção”, explica.

A unidade, que antes era uma associação, já existe no local há 21 anos e entre as especialidades estão atendimento de saúde da família, acolhimento diário, clínico geral, teste de HIV, pré-natal e consultas de adolescentes.

Carús agendou uma visita às demais unidades da região e, posteriormente, pretende enviar um relatório geral ao Executivo com as principais necessidades da população.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 18406)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)