Tribuna Popular

Umbandistas pedem alteração em restrições no Glênio Peres

Áureo Ogunbiyi (d) pediu alteração em lei Foto: Elson Sempé Pedroso
Áureo Ogunbiyi (d) pediu alteração em lei Foto: Elson Sempé Pedroso

A Tribuna Popular, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre nesta segunda-feira (12/11), foi destinada a tratar da 17ª Semana Umbandista e Africanista, a ser realizada de 14 a 20 de novembro, e os reflexos da Lei nº 11.213/2012, que disciplina a realização de eventos culturais, econômicos, políticos e de outra natureza no Largo Jornalista Glênio Peres, no centro da Capital. O orador foi o presidente da Fundação Moab Caldas de Umbanda e Africanismo, Áureo Jobu Ogunbiyi.

Áureo disse que a programação da 17ª Semana Umbandista e Africanista está prejudicada pelas limitações impostas na Lei Municipal e pediu que os vereadores ajudem a alterá-la. Afirmou considerar que a restrição à utilização do Largo Glênio Peres é um desrespeito aos seguidores da religião, que congrega 28.500 pessoas de 93 entidades, distribuídas em 14 vilas da capital.

Conforme disse, o evento é uma atividade cultural, educacional, cívica e religiosa, que reúne famílias para concursos de corais, danças e outras atividades. “Isto é um desrespeito à cidadania", completou. Também enfatizou que a presidente Dilma Rousseff decretou o Dia Nacional da Umbanda, a ser comemorado anualmente, em 15 de novembro. A Fundação Moab Caldas de Umbanda e Africanismo tem a sua sede no bairro Restinga.

Texto: Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. pof. 7154)