Sessão Solene

Unicred recebe distinção na Câmara

  • Entrega do diploma honra ao Mérito a Central de Cooperativas de Economia e Crédito Mútuo do Estado do Rio Grande do Sul LTDA. Na foto: Diretor Presidente da central de cooperativas de economia e crédito mútuo do Estado do RS, Doutor Paulo Abreu Barcellos.
    Paulo Abreu Barcellos, diretor da Unicred, agradeceu a homenagem (Foto: Matheus Piccini/CMPA)
  • Entrega do diploma honra ao Mérito a Central de Cooperativas de Economia e Crédito Mútuo do Estado do Rio Grande do Sul LTDA
    Dr. Thiago (c), junto com Pujol, entrega o diploma aos homenageados (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na noite desta sexta-feira (21/10), sessão solene de entrega do Diploma Honra ao Mérito à Central de Cooperativas de Economia e Crédito Mútuo do Estado do Rio Grande do Sul Ltda (Unicred Central RS). A homenagem, proposta pelo vereador Dr. Thiago Duarte (DEM), foi presidida pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM) e prestigiada pelo diretor presidente da instituição, Paulo Abreu Barcellos, o primeiro presidente da Unicred, Osvaldo Carlos dos Santos e o ex-presidente Antônio Azevedo, bem como os diretores Flávio Jobim e Antônio Teixeira e o vereador Dr. Goulart (PTB).

Em seu discurso, o vereador Dr. Thiago Duarte ressaltou os princípios cooperativistas e as linhas orientadoras através das quais as cooperativas levam à pratica os seus valores, entre eles: adesão livre e voluntária; gestão democrática; participação econômica; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação e interesse pela comunidade.

O parlamentar ainda ressaltou que a Unicred Central RS conta com mais de 56 unidades de negócios e há 20 anos fomenta o empreendedorismo. “Além disso, a instituição é responsável pelo projeto Pescar, no qual sou voluntário, ministrando orientações sobre planejamento familiar e sexualidade aos jovens”, disse, ao explicar que projeto visa qualificar profissionalmente os adolescentes em situação de vulnerabilidade social através de cursos gratuitos para futuramente inseri-los no mercado de trabalho.

Dr. Thiago concluiu seu discurso desejando vida longa à entidade e afirmando que a mesma é responsável por fomentar sonhos para quem deseja ter uma vida melhor.

O diretor presidente da instituição, Paulo Abreu Barcellos, disse estar muito satisfeito e orgulhoso pela distinção recebida. “É o reconhecimento de nossos 20 anos de atuação. Nada se constrói sozinho, por isso enfatizo a importância das pessoas no sucesso alcançado ao longo dos anos”, afirmou.

Barcelos declarou ainda que a cooperativa atende diversas categorias profissionais. “Porém, a maioria de nossos associados são identificados com o ramo saúde. Nós, gaúchos, somos pioneiros no cooperativismo de crédito no Brasil e priorizamos a solidariedade, transparência e cooperação, pois as  empresas com respeito ao ser humano e integração com a sociedade são aquelas que conseguem maximizar resultados”, finalizou, ao afirmar que o verdadeiro capital das cooperativas são as pessoas.

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)