Comissões

Unidade de Saúde Animal deve lançar edital de parcerias neste ano

Cosmam, Executivo e protetores buscam ampliar atendimento aos bichos de rua ou pertencentes a famílias carentes

  • Reunião para falar sobre bem-estar animal. Na foto, a representante da Coordenação-geral de direito dos animais, VIviane Diogo.
    Viviane Diogo disse que a Usav ainda não pode operar como hospital veterinário (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)
  • Reunião para falar sobre bem-estar animal. Na foto, o representante da ONG Bicho de rua, Luiz Santana.
    Vereadores Cassio Trogildo (d) e José Freitas com Luiz Santana (e), da Bicho de Rua (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

Nos próximos meses, o Executivo Municipal deverá lançar um edital ou um chamamento público em busca de parcerias que ajudem a ampliar o atendimento na Unidade de Saúde Animal Victória (Usav), localizada no Bairro Lomba do Pinheiro. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (19/6), em reunião na Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), da Câmara Municipal de Porto Alegre, pela coordenadora-geral dos Direitos Animais (CDA) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams), Viviane Diogo.

“Ainda estamos formatando o modelo de parceria, mas ele deve sair nos próximos meses”, garantiu Viviane. “Parcerias são sempre bem-vindas. Estamos buscando formas de ampliar o número de serviços, em especial o de castrações.” Ela citou como recente notícia positiva a doação de uma ambulância pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para ser utilizada como veículo de transporte de animais pela Usav.    

De acordo com a coordenadora, hoje o foco principal da Usav é o controle populacional de animais em situação de rua ou pertencentes a pessoas de baixa renda. A unidade também faz atendimentos clínicos e cirurgias não-eletivas. Por mês, são cerca de 350 castrações, 30 cirurgias não-eletivas e 400 atendimentos clínicos. Outra prioridade é promover a adoção de animais, em feiras itinerantes realizadas em parques e praças, e, de forma permanente, na sede da Usav. “Todos os animais são castrados, vacinados, desverminados e microchipados”, garantiu, acrescentando que os adotados passam a receber atendimento vitalício na Usav.  

Doação de recursos

Viviane respondeu aos questionamentos de vereadores e de protetores. Sobre a doação de R$ 1,2 milhão à Usav prometida pela família Grendene (que ergueu o prédio da unidade), ela contou que a situação jurídica para receber esses recursos está sendo avaliada. Também concordou com a ideia de colocar, no site da Prefeitura, os links dos sites de ONGs de proteção animal, como sugeriu o representante da Bicho de Rua na reunião, visando a ampliar o número de adoções. Hoje, segundo a coordenadora, há 90 animais albergados na Usav, dos quais 70 em condições de serem adotados. Há ainda outros 42 remanescentes resgatados nas ilhas da Capital, que estão acolhidos em um albergue em Cachoeirinha por meio de pagamento. Conforme o chefe de gabinete da Smams, Adelar Marques, este ano foram adotados 68 animais da Usav.        

Sobre a possibilidade de a Usav passar a funcionar como hospital veterinário, Viviane informou que, para isso, é preciso dispor de plantão 24 horas e de internação, o que ainda não é possível. Como lembrou, desde o início o espaço na Lomba do Pinheiro foi destinado a ser uma unidade de saúde e não um hospital. Trabalham no local sete veterinários - seis nas cirurgias e um junto aos animais albergados. As cirurgias e castrações são feitas pela manhã, para que, ao final do dia, o paciente esteja bem para ser levado para casa. “Temos limitação estrutural e de pessoal”, frisou.

200 mil na rua

Viviane disse que, para castrar ou operar um animal na Usav, o responsável por ele precisa ter um Número de Inscrição Social (NIS). Já para o atendimento clínico, a família que cuida do bichinho tem que estar cadastrada em um programa social do governo federal, como o Bolsa Família. Protetores cadastrados também podem levar seus animais acolhidos. “A demanda é muito grande. Hoje temos mais de 200 mil animais em situação de rua em Porto Alegre. Queríamos um SUS para eles, mas não há custeio federal ou estadual, apenas municipal”, frisou. “Precisamos de um regramento, porque, se atendêssemos de portas abertas, poderíamos estar deixando de atender quem realmente precisa.”

Já para os casos de emergências que chegam à unidade da Lomba do Pinheiro, como animais atropelados, Viviane garantiu que eles não deixam de ser atendidos. É feita a estabilização dos pacientes, mas depois eles deverão ser encaminhados pelos tutores a uma clínica particular para continuar a recuperação.     

Na PGM 

O presidente da Cosmam, Cassio Trogildo (PTB), disse que recebeu informação de que os termos para a redação de um edital ou chamamento público com o objetivo de buscar parceiros para a Usav estão sendo analisados pela Procuradoria-Geral do Município (PGM). O vereador ainda recordou que o encontro desta terça-feira foi o terceiro realizado pela Cosmam sobre o assunto, incluindo uma visita à Unidade na Lomba do Pinheiro, ressaltando os esforços da comissão para que a Usav possa ampliar seu atendimento aos animais.

Além de Trogildo, Viviane e Adelar Marques, compuseram a mesa da reunião a vereadora Lourdes Sprenger (MDB) e os vereadores Aldacir Oliboni (PT), André Carús (MDB), José Freitas (PRB) e Paulo Brum (PTB). Pelas entidades de defesa dos animais, participaram da mesa Luiz Santana, da ONG Bicho de Rua, e Zélia Cardoso, presidente do Projeto Castração de Animais Domésticos e da Clínica do Forte.

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)