Sessão Solene

Unisinos recebe a Comenda Porto do Sol

  • Sessão Solene de outorga da Comenda Porto do Sol à Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos.
    Aquino exibe Comenda entregue pela Câmara à Unisinos (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga da Comenda Porto do Sol à Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Na foto, vereador Valter Nagelstein, proponente
    Valter Nagelstein (MDB) é o autor da homenagem (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Associação Antônio Vieira, mantenedora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), foi agraciada com a Comenda Porto do Sol na noite desta terça-feira (13/8) pela implantação do Campus Porto Alegre. A homenagem, proposta pelo vereador Valter Nagelstein (MDB), ocorreu no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal da capital e foi presidida pelo vereador Professor Wambert (Pros), que destacou o humanismo da Unisinos, o nível arquitetônico e a beleza do campus da instituição.

Na tribuna, Nagelstein ressaltou o compromisso com a vida e consequentemente com a educação, defendidos pela Unisinos. “Agradeço em nome do povo da cidade, ainda não na dimensão que seria justa reconhecer, o investimento que a Unisinos fez aqui e no futuro da cidade”, afirmou lembrando que na Secretaria de Urbanismo participou do licenciamento desta edificação. “Quando vi que a obra era de 2012, tive que traçar um comparativo com a trincheira da Avenida Ceará, que ainda não está concluída e também é de 2012. Precisamos fazer acontecer as coisas em um prazo mais rápido”, ponderou o parlamentar. 

Nagelstein disse ainda que o exemplo da instituição deve permear outras empresas e espaços de ensino. “A Unisinos está concebida, desde sua origem, como um polo de investigação científica e tecnológica e de educação contínua (por toda a vida). O Campus Unisinos Porto Alegre é um espaço educacional inovador. O local abriga 8 mil alunos nos níveis de graduação, mestrado e doutorado, possui 55 mil metros quadrados e representa um investimento de aproximadamente R$ 200 milhões”. Ainda segundo Nagelstein, a atuação da Unisinos em Porto Alegre é marcada pela diversidade de seu portfólio de cursos presenciais e à distância e, também, por sua participação na aliança pela inovação de Porto Alegre.

Unisinos 

O reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino, fez uma menção especial a Nagelstein, saudando-o em hebraico. “De um lado nós temos a imponência institucional e, do outro lado, nós temos as pessoas, nós jesuítas nos importamos com elas, trazendo a memória daqueles que construíram a universidade. É importante fazer justiça aos nomes de homens e mulheres”. Sobre o campus em Porto Alegre, falou sobre a dinâmica coreana de fazer de maneira eficiente uma boa construção. “Nós propomos a articulação entre gerações e sonhos, isso forma essa instituição que nós muito amamos e respeitamos”. 

Aquino concluiu afirmando que é arisco à fantasia e mágica que nos exime do esforço cotidiano. “Nossos sonhos estão plantados na terra, na inteligência de homens e mulheres que se conhecem e que ousam ir além das fronteiras. A Unisinos é uma instituição que abriga pessoas de bom coração de cabeça aberta. Vida longa à leal e valorosa Porto Alegre, à Unisinos e ao Brasil, para que possa atravessar momentos difíceis com honradez”, finalizou.

Prefeitura

O vice-prefeito Gustavo Paim disse que essa é uma cerimônia especial. “É um imenso prazer estar aqui. Fui por 12 anos aluno do colégio Anchieta e esse ano completo 12 anos como professor de direito da Unisinos”, relatou. Além dele, prestigiaram a sessão o vereador Reginaldo Pujol (DEM), a promotora de justiça da Infância e da Juventude, Cinara Braga, e o comandante representante do Colégio Militar de Porto Alegre, coronel Eduardo de Araújo.

Texto

Lisie Bastos Venegas (reg. prof. 13.688)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)